Prefeitura de São Paulo conclui programa de aceleração que investiu R$ 100 mil em startups de tecnologias verdes da capital

O Desafio Green Sampa, realizado ao longo de seis meses com nove startups do setor, chegou na reta final nesta quarta-feira (5) e contou com encerramento on-line

A Prefeitura de São Paulo realizou nesta quarta-feira, 5 de agosto, o encerramento on-line do Desafio Green Sampa. Idealizado pela Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o programa acelerou nove startups de tecnologias verdes com projetos inovadores que apresentam soluções para problemáticas ambientais da cidade. Destas, quatro receberam o aporte financeiro de R$ 25 mil cada. 

Além da participação de representantes de todos os projetos acelerados, a live contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, junto o presidente da Ade Sampa, Frederico Celentano, o program manager da Futurize, Thiago Capelo e responsável técnica pelo Green Sampa, Thaís Zschieschang.
 
“Para empreender, é importante saber se reinventar, saber qual caminho irá tomar e, principalmente, ter apoio para isso. O programa de aceleração do Green Sampa surgiu justamente para consolidar e validar o caminho de projetos inovadores que promovem soluções para problemáticas reais que enfrentamos no aspecto ambiental, tendo em vista que este setor está crescendo cada vez mais e ganhando notoriedade”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. 
 
As atividades iniciaram em fevereiro deste ano e foram ministradas pela Futurize, empresa especializada em aceleração de negócios contratada pela Ade Sampa, para gerenciar o desafio. Ao longo de seis meses, os participantes tiveram contato com mentorias sobre estratégias, operações, marketing, vendas, finanças, investimentos, networking e pitch.
 
Os projetos apresentavam soluções em quatro eixos: água, clean web, energia limpa e gestão de resíduos sólidos. Os desafios propostos pelo programa buscavam alternativas para  o tratamento e captação de água, soluções digitais para gestão de uso em água e energia, distribuição de energias limpas de baixo custo e reaproveitamento de resíduos sólidos em cadeias produtivas para fomentar a economia circular.
 
“É necessário pensar em uma nova economia que não só seja capaz de criar mais empregos, como também, que consiga gerar um impacto cada vez menor no meio ambiente. Com isso, estamos promovendo também o mapeamento de negócios de tecnologias verdes com diversos eixos temáticos, que irá resultar na seleção de 20 startups para mentorias e outras 50 para receber um programa de qualificação”, comenta Frederico Celentano, presidente da Ade Sampa. 
 
Confira os projetos participantes do Desafio:
 
Bike Energia
Bicicleta que gera energia elétrica 100% limpa com a pedalada. Ela é sustentável, não gera resíduos, além de ser interativa e divertida. Conectada ao módulo totem e ao módulo holograma, é uma solução única no mercado de eventos que proporciona uma vivência educadora e tecnológica utilizando luzes, cores, imagens e sons de forma personalizável.
 
Cubi Energia
A empresa oferece uma solução completa de monitoramento e gestão de energia elétrica focada na identificação de desperdícios e otimização do uso de energia elétrica. Através de um foco em experiência do usuário e inteligência computacional oferece informações e insights em tempo real para que gestores possam tomar as melhores decisões e alavancar oportunidades de eficiência energética.
 
Instituto Grãos
Startup que tem como propósito a conexão de todos os elos da cadeia de resíduos sólidos. Contam com soluções que visam potencializar a logística reversa e promover uma quebra de paradigma em relação a responsabilidade na destinação dos resíduos domésticos.
 
H2O Company
É uma consultoria referência no desenvolvimento de soluções em sustentabilidade para gestão estratégica de recursos hídricos e mudanças climáticas, visando a valorização dos clientes. Desenvolve o Sistema ARCA Sustentabilidade, para avaliação de risco hídrico, cruzando dados de consumo de água, dados da bacia hidrográfica local e de projeções de cenários climáticos.
 
Valora 
É uma startup de valorização de resíduos recicláveis que  visa impactar positivamente o meio ambiente e a sociedade por meio da promoção do descarte consciente dos resíduos e do reconhecimento das ações das pessoas. Promove ações para a resolução de problemas da indústria que recebe material reciclável de baixa qualidade que ao serem processados causam queda na eficiência em seus processos e aumento dos custos de produção.
 
Raiz
Tem como objetivo otimizar os processos de gerenciamento e remediação de áreas contaminadas. Desenvolve e comercializa softwares de gerenciamento de dados ambientais.
 
FlyVant
Monitora as águas de represas, rios, lagos, barragens, utilizando drone integrado com sonda multiparâmetros para análise da água, obtendo as informações de modo rápido, com menor custo e resultados confiáveis, além de analisar a água em locais de difícil acesso. Utiliza uma plataforma web de guarda e organização dos dados e ao final enviar as informações online à empresa responsável.
 
Enaqua
Busca implementar a captação e reuso da água da chuva em edifícios, além de gerar energia elétrica através dessa captação e pela entrada de água da rede pública. A empresa é formada por estudantes de engenharia civil, que atualmente buscam construir um protótipo para validação da funcionalidade de nosso produto e uma parceria para lançamento de MVP.
 
Your Feed
Conecta consumidores a estabelecimentos que oferecem com grandes descontos alimentos não vendidos, próprios para consumo, prestes a serem desperdiçados. Transforma excedentes alimentares em rentabilidade para empresas e viabilizando alimentação barata, acessível e ecologicamente correta aos consumidores.
 
Por: Letícia Baie
 

Siga a SMDET nas redes sociais