Jovens carentes são formados pela parceria entre SDTE e Fundação Jovem Profissional

Por: Marta Régia Vieira

 

A SDTE-Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo formou, nessa terça-feira, dia 5, 140 jovens integrantes da primeira turma dos cursos profissionalizantes de Assistente Administrativo, Operador de Serigrafia e Manufatura de Produtos em PVC oferecidos em parceria com a Fundação Jovem Profissional e Senai.

Os formandos, jovens de 16 a 29 anos, desempregados e pertencentes a famílias de baixa renda, foram selecionados no âmbito do POT-Programa Operação Trabalho da SDTE e após seis meses de curso, receberam a certificação pelo Senai, estando aptos numa nova profissão.

Alguns deles, como Ricardo Alves Dias, aluno do curso de Serigrafia, já conseguiu uma oportunidade antes mesmo de terminar as aulas. “O curso foi fundamental para o meu desenvolvimento pessoal e profissional e a ajuda financeira que recebemos do POT foi essencial para que chegássemos até aqui. Estou muito feliz por ter conseguido essa grande chance de ter uma profissão e poder sustentar minha família”, ressaltou o jovem de 26 anos, pai de uma menina de 11 meses que, antes de fazer o curso vivia de serviços esporádicos e hoje trabalha em uma empresa fabricante de brindes na Zona Leste, onde terá a oportunidade de atuar em sua área. “Hoje eu tenho uma profissão”, orgulha-se.

A cerimônia de formatura foi marcada por muita emoção e manifestações artísticas dos alunos, que apresentaram a evolução da música e da dança desde os anos 40 até os dias atuais, arrancando aplausos dos mais de 250 presentes que lotaram o auditório da Sala Olido, no centro de São Paulo.

“O misto de alegria e tristeza que vocês devem estar sentindo - alegria pela missão cumprida e tristeza pelo fim do curso e a conseqüente separação de seus amigos – não deve ser maior do que a certeza de que vocês escolheram o caminho certo, pois o conhecimento é a única coisa que ninguém nunca poderá tirar de vocês”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho ao parabenizar os formandos.

O sentimento do secretário foi compartilhado por todas as autoridades presentes, que destacaram a importância do passo dado pelos jovens na direção do desenvolvimento profissional. “A profissão nos liberta. Mas não basta ter uma profissão e não se atualizar, pois a vida muda muito rápido. Então, busquem sempre o conhecimento. Nunca parem de estudar”, aconselhou o secretário adjunto da SDTE.

Já a presidente da Fundação Jovem Profissional, Ana Maria Orches, visivelmente emocionada, fez questão de agradecer as parcerias da Semdet e do Senai que estão ajudando a manter “vivo o coração que bate dentro do viaduto da Av. 9 de Julho”, disse, referindo-se ao endereço onde funciona a entidade que forma 170 adolescentes por semestre. “Nosso objetivo é muito maior do que passar valores profissionais. Queremos, também, passar valores de vida, para que esses jovens possam ser respeitados como seres humanos lá fora”, finalizou.

A cerimônia contou, ainda, com a presença do presidente do conselho administrativo do Banco de Microcrédito da Cidade, o São Paulo Confia, Hugo Duarte; o coordenador do Trabalho, Fernando Cerqueira; a gestora do POT, Fátima Pando; a agente de treinamento do Senai, Denise Donini Rosas; entre outras autoridades.