“Sistema Mais Emprego” suspende intermediação de mão de obra do CAT

Por: Regina Ramalho

 

Durante essa semana, até o dia 11, as 17 unidades do CAT- Centro de Apoio ao Trabalho estão funcionando sem prestar os serviços de intermediação de mão de obra e seguro desemprego. Nos postos são possíveis o agendamento para o Pacet - Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador, a emissão de Carteira Profissional e inscrições para cursos de qualificação. A interrupção das atividades acontece em razão da implantação do novo recurso de intermediação de mão de obra do Ministério do Trabalho e Emprego “Sistema Mais Emprego”.

A partir do dia 11, o “Sistema Mais Emprego” entra em pré-operação nos postos, tendo início efetivo no dia 18 de julho. Com o novo recurso, o candidato poderá acessar pela internet o “Sistema Mais Emprego”, porém, deverá comparecer às unidades do CAT para comprovar a documentação e retirar a carta de encaminhamento. Os empregadores também poderão ofertar as oportunidades via web e suas vagas estarão disponíveis para interessados no país inteiro, pois o sistema pode ser acessado de qualquer lugar do Brasil.

Com o novo sistema de cadastro on line o atendimento nas unidades do CAT ganha mais agilidade. Podem fazer o cadastro pessoas a partir dos 14 anos, desempregadas ou não e de qualquer lugar do Brasil. No momento de inscrição é importante ter em mãos documentos como a Carteira Profissional, CPF, RG e PIS ou PASEP e NIS ou NIT. Também é possível se cadastrar para receber convocações por e-mail ou SMS.

No novo portal as pessoas que deram entrada no seguro desemprego também poderão acompanhar o andamento do pagamento das parcelas do seguro e em caso de bloqueio, qual o motivo.

Feriado - Neste sábado, em razão do feriado em comemoração à Revolução Constitucionalista de 1932, não haverá expediente nos CATs.