Novo sistema de cadastro on line agilizará atendimento nos CATs

Regina Ramalho

A Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Semdet- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, firmou parceria com o MTE- Ministério do Trabalho e Emprego para lançar, em julho, o “Sistema MTE Mais Emprego” que possibilitará mais agilidade na busca por uma oportunidade de trabalho por meio de cadastro via internet. Além desse serviço, o sistema conta com outras ferramentas para facilitar a vida de empregadores e pessoas desempregadas. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho “o serviço irá atender o usuário que já entrou na era digital, tanto empregadores como trabalhadores, principalmente os mais jovens”, explica .

As pessoas que ainda não contam com computador; acesso a internet ou possuem dificuldades em utilizar a rede mundial, vão poder contar com toda estrutura do CAT- Centro de Apoio ao Trabalho para fazer o cadastro e a busca. “Pensando na inclusão digital e em quem ainda não possui computador vão ser montados, inicialmente nos CATs Luz, Interlagos, Itaquera, Santana, postos de autoatendimento, com técnicos para orientar os usuários”, esclareceu o secretário.

Para o coordenador dos CATs, Fernando Cerqueira, esse é um novo meio de interação entre as políticas públicas de emprego. “Um dos principais objetivos é aproximar o cidadão, via web, às vagas e, consequentemente aumentar as chances de se conseguir um emprego. Outro aspecto é agilidade, pois o novo sistema permite que os empregadores realizem boa parte das etapas de recrutamento e seleção de maneira on line”, afirma Cerqueira.

Trabalhador e estudantes- Quem optar pelo serviço web poderá realizar o seu próprio cadastro pela internet, procurar oportunidades de trabalho e cadastrar seu interesse por cursos de capacitação. No portal, será possível visualizar oportunidades de trabalho em várias empresas, os requisitos para participar da seleção e também os salários e benefícios oferecidos.

Podem fazer o cadastro pessoas a partir dos 14 anos, desempregadas ou não e de qualquer lugar do Brasil. No momento de inscrição é importante ter em mãos documentos como a Carteira Profissional, CPF, RG e PIS ou PASEP e NIS ou NIT. Também é possível se cadastrar para receber convocações por e-mail ou SMS.

Seguro Desemprego- Outra novidade é para quem está desempregado e tem direito ao seguro-desemprego. No portal “Sistema MTE Mais Emprego” é possível saber informações sobre o andamento do benefício, se o mesmo já foi liberado e, em caso de bloqueio, qual o motivo.

Empresários e empregadores- Além de cadastrar a empresa e as ofertas de trabalho e selecionar candidatos online, o empregador também pode encaminhar demandas para cursos de qualificação. Pode cadastrar vagas pessoas jurídicas ou físicas. Para isso, basta ter em mãos CNPJ, CEI ou CPF, este último, em caso de pessoa física.

Postos de Autoatendimento- Os Postos de Autoatendimento são estruturas com equipamentos conectados à internet que serão disponibilizadas dentro dos CATs. Inicialmente 60 funcionários estão sendo treinados para atuarem como monitores, mas o objetivo é que todos os funcionários do CAT sejam capacitados para o atendimento.