Prefeitura de São Paulo oferece qualificação profissional gratuita voltada a agroecologia e sustentabilidade

Interessados em participar do Ecoa Sampa terão até 14 de fevereiro para se candidatar

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho abriu as inscrições para o Ecoa Sampa, programa de qualificação profissional nas áreas de sustentabilidade, agroecologia, permacultura, jardinagem e cooperativismo. Inicialmente, o Ecoa Sampa atenderá a região de Parelheiros, na zona sul da capital, e posteriormente será levado para os outros cantos da cidade. Os interessados podem se inscrever até 14 de fevereiro.

“A nossa estratégia de trabalho tem sido regionalizada, explorando as potencialidades de cada distrito da cidade de São Paulo. Parelheiros é a principal zona rural do município, que possui cerca de 25% de áreas verdes. Buscamos capacitar a população de acordo com as características do ambiente de cada região, dessa forma, o participante terá mais oportunidades para gerar renda e empreender, desenvolvendo economicamente o território”, explica a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A Associação ProBrasil foi a entidade vencedora do edital de fomento à qualificação promovido pela Fundação Paulistana no segundo semestre de 2019, que pretende capacitar mais de 120 pessoas ainda no primeiro trimestre de 2020, as aulas começam a partir de 20 de fevereiro.

O Ecoa Sampa realizará turmas de jardinagem; permacultura; manejo de áreas verdes; produção de alimentos em agroecologia e tecnologias sustentáveis. A carga horária de cada curso varia entre 27 e 72 horas, as primeiras turmas serão realizadas na escola de agroecologia administrada pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, localizada no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, em Parelheiros, com 25 participantes por sala, em média.

Os cursos vão apresentar conceitos amplos de cada temática. A turma de jardinagem, por exemplo, terá noções de trabalho desde a prestação de serviços em residências até em âmbito empresarial, aprendendo habilidades técnicas e conhecimentos para a manutenção de jardins, manejo de solo, ações de plantio, paisagismo e controle de pragas. Já o curso de Parques e Áreas verdes capacita o aluno nos eixos de gestão, limpeza e manutenção do mobiliário de parques e praças, além de noções sobre jardinagem e paisagismo.

Para participar, o interessado deve se candidatar até 14 de fevereiro pelo telefone (11) 5921-7145 informando o número do RG e CPF. Na primeira aula, é necessário apresentar uma cópia do RG e de um comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone), as vagas são limitadas.

Serviço
Cursos de qualificação – Ecoa Sampa
Inscrições: até 14 de fevereiro pelo telefone (11) 5921-7145
Local dos cursos: Parque Nascentes do Ribeirão Colônia - Estrada da colônia, 2500

Programação das primeiras turmas:
Curso de Jardinagem - 20/2 a 29/4 (quarta-feira, 8h às 17h)
Parques e Áreas Verdes - 20/2 a 30/4 (quinta e sexta-feira, 8h às 12h30)
Oficina de Permacultura - 20/2 a 23/3 (segunda e quarta-feira, 8h às 12h30)

Por: Miguel Guedes

 Siga a SMDET nas redes sociais