Jovens colocam “Mão na Massa” e se capacitam em cursos de gastronomia

Por: Solange Borges

Em meio a batedeiras, fornos e ingredientes variados, alunos do projeto Mão na Massa Galera, parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho com Aldeia do Futuro, começam a ser despertados para o mundo da gastronomia. Área em plena expansão e com muitas ofertas de trabalho, o segmento é um dos atrativos da cidade de São Paulo com centenas de restaurantes para todos os gostos.

É no bairro de Americanópolis, na zona Sul, que desde fevereiro estão sendo feitas as apostas nos futuros profissionais da cozinha. Olhos atentos nas orientações do módulo de confeitaria, Pedro Abreu do Nascimento Neto, 17 anos, descobriu a sua vocação. “Vou ser confeiteiro. Fazer doces é o que gosto e já recebi encomenda de bolo para festas, depois que amigos souberam da minha nova atividade. Também abri mão de uma proposta de emprego para terminar o curso e sair melhor preparado”, afirmou.

O professor de Gastronomia, Sillas Augusto de Souto Wanderley, disse que o projeto tem dado resultado e alguns alunos já conseguiram trabalho. “Observamos as aptidões de cada um para melhor explorar as habilidades nos ensinamentos. Com essa base é possível participar de seleções para auxiliar de cozinha e ajudante de confeiteiro, por exemplo”, explica Wanderley.

Com seis meses de duração, o projeto oferece 50 vagas com direito à bolsa auxílio no valor de R$ 282, para a faixa etária de 16 a 20 anos dentro dos critérios que comprovem a baixa renda.

Para a diretora pedagógica, Genilva de Sousa Borges, as bolsas proporcionadas pela parceria contribuem para a permanência dos alunos no curso. “Temos aulas de gastronomia há dois anos, mas sem a bolsa era difícil reter os jovens, pois as famílias preferiam ver os filhos em alguma atividade geradora de renda”, salientou. A diretora destacou ainda que antes da parceria a evasão dos alunos chegava a 25% e hoje tem menos da metade de abandono das atividades. “Com essa contribuição, os alunos se sentem mais motivados e a família se torna nossa aliada para ajudar na formação de seus filhos”, completou.

Carlos Alberto Sartori, gestor do projeto Mão na Massa Galera, destacou que o curso, além de iniciar o jovem na vida profissional, foca o social, possibilitando a ajuda financeira. “A bolsa não só contribui para o sustento da família, como também oferece outras perspectivas para quem antes ficava desocupado e sem perspectivas”.