Unidade do Descomplica SP é inaugurada no Jabaquara

Serviços do Cate foram disponibilizados na nova unidade

Nesta quinta-feira, 19 de dezembro, a Prefeitura de São Paulo inaugurou o Descomplica SP - Jabaquara, programa que propõe um novo padrão de atendimento ao cidadão. A unidade opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Subprefeitura do Jabaquara, na zona sul e tem previsão de 1100 atendimentos diários.

O Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, órgão ligado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho faz parte do programa Descomplica SP realizando emissão de carteira, encaminhamento para vagas de emprego, intermediação de mão de obra e acesso ao seguro desemprego.

“Esse serviço vem para facilitar ainda mais o nosso atendimento. Os cidadãos continuarão a ter acesso aos nossos serviços de recolocação profissional, emissão de carteira de trabalho, orientação sobre empreendedorismo, entre outros, que os auxiliem a gerar renda”, afirma o chefe de gabinete, Sérgio Gonelli, que representou, na cerimônia, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Ana Cláudia de Freitas Gameiro, 29 anos, moradora do Sacomã, utilizou os serviços do Cate durante o primeiro dia de funcionamento do Descomplica Jabaquara em busca de uma oportunidade de trabalho. “Fiz cadastro para vagas na área de atendimento. Tenho baixa visão e espero logo ter uma oportunidade na área de atendimento ao público”, conta.

Inspirado no programa Poupatempo, o Descomplica SP Jabaquara dispõe de mais de 300 serviços, de 14 órgãos e secretarias, como Cadastro Único, Alistamento Militar e Bilhete Único para Pessoas com Deficiência, entre tantos outros. Conta, ainda, com totens para realização dos serviços do Poupatempo, como a solicitação de 2ª via do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e da SPTRANS, como a validação de créditos do Bilhete Único.

O evento contou ainda com as presenças dos secretários Alexandre Modonezi das Subprefeituras, do subprefeito de Jabaquara, Arnaldo Faria de Sá, do vereador, Daniel Annenberg, entre outras autoridades.

Informações detalhadas sobre o programa estão disponíveis em https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br

Sobre o Descomplica SP
Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na zona leste, o programa já realizou cerca de 1 milhão de atendimentos e registra índice de satisfação de 99% pelos usuários. Uma das inovações do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Servidor e cidadão estão mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência.


Descomplica SP Digital
É um espaço de cidadania digital para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço.

A equipe do Descomplica SP orienta a população que entre previamente em contato com a central SP156 (Telefone 156 ou https://sp156.prefeitura.sp.gov.br) para obter informações sobre os documentos obrigatórios para a solicitação e realização de cada serviço.

 

 

Por: Biatriz Cury
btcury@prefeitura.sp.gov.br

 

Siga a SMDET nas redes sociais