Prefeitura de São Paulo qualifica e emprega jovens no setor de gestão administrativa

Programa FOCO capacitou 218 alunos entre 16 e 18 anos. Equipe do Cate ofereceu oportunidades de emprego durante evento de formatura das turmas

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizou nesta quinta-feira, 19 de dezembro, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, a formatura de 218 participantes do programa FOCO. Idealizada pela Fundação Paulistana, a iniciativa desenvolveu no quarto trimestre de 2019 uma série de cursos gratuitos voltados ao setor de gestão administrativa. Ao todo, 10 turmas foram organizadas em equipamentos públicos e em entidades parceiras.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, participou do evento, interagiu com os alunos e acompanhou a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso de cada turma. “Gestão administrativa é um dos setores que mais empregam no mercado de trabalho, entretanto, a formação nesta área pode ser também uma porta de entrada para a geração de renda por meio do empreendedorismo, sendo uma alternativa para os jovens e adolescentes que participaram do FOCO”, explica Aline Cardoso.

Lançado em outubro, o Programa promoveu a capacitação de jovens entre 16 e 18 anos nas áreas de Administração; Recursos Humanos; Operações em Logística e Finanças. Os cursos são no formato FIC – Formação Integral Continuada, capacitando os participantes em grau de auxiliar e assistente. A duração média dos cursos é de 160 horas, com média de 20 alunos por turma.

A consultoria Enquadra Social foi contratada pela Fundação Paulistana para a aplicação dos cursos e metodologia de ensino. Cinco equipamentos municipais receberam o FOCO, sendo eles: CEU Paz; Casa de Cultura da Brasilândia; Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso; Casa de Cultura da Freguesia do Ó e CEU Paulistano. O Instituto Keralux, entidade parceira da Fundação Paulistana, promoveu uma turma na zona leste da capital.

Mercado de Trabalho
Buscando ajudar os formandos a conquistarem um emprego na área, a equipe do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo participou do evento, organizando uma feira de empregabilidades para os alunos das dez turmas. Ao todo, 157 oportunidades foram captadas do banco de dados do Cate, as vagas de emprego foram direcionadas para auxiliares financeiros, assistentes de recursos humanos, operadores de logística, entre outros, oferecendo salários que vão de R$ 998,00 até R$ 1.800,00.

A equipe do Programa Elabora também participou do evento, realizando oficinas de orientação ao mercado de trabalho, processos seletivos, currículos e apresentação pessoal. Orientações sobre projeção de carreira, postura no ambiente de trabalho e autoanálise também foram pauta das oficinas.

A cerimônia de formatura contou com a participação da subprefeita de Freguesia / Brasilândia, Sandra Santana, da diretora da Fundação Paulistana, Andrea Lua, e da diretora educacional da Enquadra Social, Ligia Abrão.

Por: Miguel Guedes

 

Siga a SMDET nas redes sociais