Prefeitura de São Paulo promove debate sobre o setor da moda no município

Iniciativa é a segunda etapa da Oficina Fashion Sampa que foi realizada durante o São Paulo Fashion Week

Na última terça-feira, 17 de dezembro, a Prefeitura de São Paulo realizou a 2ª Oficina Fashion Sampa. O encontro reuniu cerca de 30 munícipes, entre eles, empreendedores, especialistas e profissionais da moda para discutir as ações do setor na cidade de São Paulo. A primeira edição aconteceu durante o São Paulo Fashion Week, em que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho lançou o programa de fomento à geração de renda no setor de moda na capital.

“A capital paulista conta com cerca de 30% de todos os trabalhadores do setor da moda no estado e representa 9% de todos os profissionais no Brasil. A Oficina Fashion Sampa estimula a discussão de ideias e construção de projetos para impulsionar o mercado e promover políticas que desenvolvam o setor com tecnologia, qualificação e empregabilidade”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O encontro, realizado na Galeria Olido, promoveu o debate entre os participantes sobre questões voltadas ao trabalho decente, sustentabilidade e fortalecimento de instituições no setor da moda. Além disso, também apresentou propostas de ações que serão desenvolvidas pelo Programa Fashion Sampa, entre estas, incentivar o potencial criativo do setor, ampliar ofertas de cursos de qualificação e regulação das condições de trabalho para promover igualdade na cadeia produtiva.


Diagnóstico e planejamento

No dia 18 de outubro, durante o São Paulo Fashion Week, a Secretaria realizou o workshop “O setor de Moda na cidade de São Paulo: diagnóstico e planejamento de ações”. O encontro, que teve o apoio da Fashion Revolution, reuniu empreendedores e personalidades da moda para a discussão de ideias, planos e a construção de projetos voltados ao desenvolvimento do setor no município.

Sobre o Fashion Sampa

O Fashion Sampa tem o objetivo de fomentar o mercado da moda, promovendo ações de qualificação profissional e geração de renda por meio do empreendedorismo e gestão de negócios. A iniciativa, que conta com o apoio da São Paulo Fashion Week, incentiva o empreendedorismo e o desenvolvimento de políticas voltadas a reduzir as desigualdades regionais.

O Fashion Sampa promove também a conscientização e o combate à pirataria e a realização de ações educativas para a produção e o consumo socialmente e ambientalmente sustentável a fim de colaborar com a erradicação do trabalho análogo à escravidão e a redução de impactos ambientais causados pela indústria têxtil.

Por: Letícia Baie

Siga a SMDET nas redes sociais