Olhar Jovem prepara estudantes para o mercado de Audiovisual

Por: Solange Borges

 

É por meio das câmeras e da edição de vídeos que jovens de Americanópolis, zona Sul da capital, estão descobrindo outras possibilidades na vida. Eles foram atraídos pelo projeto Olhar Jovem, parceria da Semdet – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho com a entidade Aldeia do Futuro, voltado ao segmento de audiovisual e capacita em seis meses os jovens participantes dando-lhes a oportunidade de se preparar para um mercado promissor.


Nicollas Neiva Elias, 16 anos, é um dos beneficiados do projeto que já visualiza um futuro melhor. “Tenho afinidade com edição, mas já fiz trabalhos de operador de câmara em um evento do curso e gostei também. Acho que ambas as áreas oferecem chances para conseguir emprego”, relata. Com o mesmo entusiasmo, Lucas Chemello Xavier, 17 anos, acredita que conseguirá trabalho ou até mesmo atuação por conta própria fazendo eventos. “Estou me dedicando muito e não perco oportunidade de participar dos trabalhos externos elaborados pelo projeto. Gosto também de fazer a edição dos vídeos. É importante conhecer todas as etapas do trabalho para contribuir com o meu currículo”.


Para a diretora pedagógica da Aldeia do Futuro, Genilva de Sousa Borges, o projeto Olhar Jovem desperta nos estudantes “um mundo de descobertas”. “É um universo novo e que vemos possibilidades reais de realização pessoal. Quando temos eventos na instituição ou mesmo fora, notamos o quanto eles se engajam para desenvolver materiais com qualidade”, argumenta.