Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho participa de Workshop sobre economia circular e gestão de resíduos

Realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, encontro reuniu atores do setor para a discussão sobre resíduos orgânicos e as tendências da economia circular.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo participou nesta terça-feira, 17 de dezembro, do Workshop “Economia Circular no Planejamento da Gestão de Resíduos Sólidos”, organizado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo. O evento reuniu líderes municipais, coordenadores e atores do setor de limpeza e gestão de resíduos para o debate sobre as tendências e oportunidades que a economia circular promove nos grandes centros urbanos.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, representou a Prefeitura de São Paulo e destacou as ações no município que incentivam a economia circular. “20 mil toneladas de lixo são geradas diariamente na cidade de São Paulo, estima-se que aproximadamente 50% deste número remete a resíduos orgânicos. Ações como o Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos fortalecem a ideia de reduzir este número, aproveitando integralmente frutas, legumes e verduras que antes eram jogadas no lixo por feirantes, além de encaminhar para os pátios de compostagem os resíduos que não podem ser consumidos”, explica Aline Cardoso.

Diariamente, os cinco pátios de compostagem administrados pela Amlurb – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana recebem cerca de 10 toneladas, cada. A estimativa é que até o fim de 2020 sejam lançados outros 12 equipamentos em toda a cidade. Ermelino Matarazzo; São Mateus; Sé; Mooca e Lapa são os distritos que já possuem pátios de compostagem na cidade.

O secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, acompanhou o evento e enfatizou sua alegria ao visualizar os números apresentados pelo Workshop, que contou com a participação de duas entidades privadas e três representantes do Poder Público. “É motivo de orgulho visualizar este lindo trabalho realizado pelo Poder Público e pelo setor privado. A economia circular é uma tendência que promove uma série de benefícios para as cidades, envolvendo não só a sustentabilidade, mas também a diminuição de gastos das empresas” destacou Penido.

No encontro, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente assinou um protocolo de intenções com o Ciensp – Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo, representada pelo Prefeito de Ilha Solteira, Otávio Augusto Giantomassi Gomes, oito cidades integram o grupo.

Participaram do encontro a Universidade Católica de Santos; a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja e a Coordenadoria de Abastecimento da Secretaria Municipal de Subprefeituras de São Paulo.

Por: Miguel Guedes
 

 Siga a SMDET nas redes sociais