Novos beneficiários integram o Programa Agente SUAS da Prefeitura de São Paulo

Unidades como CRAS e CREAS receberão reforço no atendimento ao público

Cerca de 30 pessoas foram inseridas nesta terça-feira, 17 de dezembro, no Programa Operação Trabalho - Agente SUAS da Prefeitura de São Paulo. Parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Assistência e Desenvolvimento Social, a ação integra o Sistema Único de Assistência Social, que tem por objetivo qualificar profissionalmente cidadãos de baixa renda, para que consigam oportunidades no mercado de trabalho formal. As atividades, que não oferecem vínculo empregatício, serão desenvolvidas de segunda a sexta-feira, com total de 30 horas semanais.

“Essas pessoas terão uma grande oportunidade de participarem de um programa que lida diretamente com pessoas que estão em vulnerabilidade social e que contarão com o bom acolhimento dos novos beneficiários. Além disso é uma oportunidade de aprendizado, que ajudará na recolocação no mercado de trabalho”, salienta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

As atividades começam a ser desempenhadas nesta quarta-feira (18) em unidades como o CRAS - Centro de Referência em Assistência Social, na SAS - Supervisão de Assistência Social, no CREAS - Centro de Referência de Assistência Social e no Centro POP - Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, em bairros como Mooca, Santo Amaro, Vila Maria, Brasilândia, Grajaú, entre outros. Os beneficiários serão responsáveis também por orientar e informar sobre os serviços prestados nos equipamentos públicos e desenvolverão ações administrativas. Durante a assinatura do termo de compromisso e responsabilidade, os beneficiários receberam informações sobre as atividades e tomaram conhecimento em que locais irão desempenhar as funções.

Para Janaina Soraia dos Santos Oliveira, 36 anos, desempregada há mais de um ano e com um filho, ser selecionada para o POT Agente SUAS trará novas perspectivas para sua família. “Foi a melhor noticia que recebi neste ano. Atuo na área da beleza, fazendo tranças e estava componto minha renda com os ganhos do meu filho, de 16 anos. Realmente, a situação não estava fácil, mas ter tomado conhecimento desta oportunidade reanimou o meu sonho de organizar minha vida e batalhar por ser assistente social”, afirma.

Com 396 beneficiários, o programa conta com bolsa no valor de R$ 1.047,90, por até dois anos. Para participar é necessário ter acima de 18 anos; estar desempregado há pelo menos quatro meses; não estar recebendo benefício como o seguro-desemprego; ter renda de meio salário mínimo por membro da família e morar na cidade de São Paulo, entre outros critérios.

 

 Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais