Integrantes do Programa Tem Saída participam de oficinas de preparação para o mercado de trabalho e sobre empreendedorismo

A ação da Prefeitura de São Paulo tem objetivo de incentivar na geração de renda

Nesta segunda-feira, 16 de dezembro, mulheres inseridas no Programa Operação Trabalho Combate ao Desperdício - Tem Saída, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, acompanharam uma oficina do Programa Elabora para preparação ao mercado de trabalho e também sobre empreendedorismo feminino, no prédio da Secretaria, na Galeria Olido. O objetivo é que as participantes desenvolvam habilidades profissionais e estejam preparadas para entrevistas de emprego ou busquem a geração de renda por meio de um negócio próprio.

“As mulheres inseridas no Programa precisam de apoio para conseguir um emprego, com a oficina do Programa Elabora elas recebem dicas para que no dia a dia possam participar de entrevistas de emprego, sendo capazes de se desenvolverem profissionalmente sem a necessidade de ficarem na dependência do agressor”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Carla Maria, de 35 anos, participou da oficina com intuito de aprender formas de elaborar um currículo para entrar no mercado. “O Tem Saída proporciona oficinas e outras atividades que mudaram minha rotina, já que eu era dona de casa. Essa oficina ajudou no desenvolvimento de um curriculo e reconhecer minhas habilidades profissionais”, conta a participante.

As beneficiarias receberam oficinas de Habilidades e Comunicação para o Sucesso Profissional e Currículo e Processo Seletivo, ajudando-as na prática de exercer e procurar autonomia financeira. Todas receberam um certificado de conclusão e participação na oficina do Programa Elabora.

Programa Operação Trabalho

O Programa Operação Trabalho (POT), administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho tem como objetivo qualificar o trabalhador desempregado, residente na capital e que pertença a família de baixa renda, visando estimulá-lo à busca de ocupação, bem como à sua reinserção no mercado de trabalho. O POT Tem Saída foi iniciado em agosto deste ano e as atividades são desenvolvidas em feiras livres e entidades assistenciais na capital. As mulheres contam com uma bolsa de R$ 1.047,90 por mês, para seis horas de atividades de segunda a sexta-feira.

Programa Tem Saída

O Programa Tem Saída é uma política pública voltada à autonomia financeira e empregabilidade da mulher em situação de violência doméstica e familiar. A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, OAB-SP e ONU Mulheres.

A mulher atendida pelo sistema judiciário será encaminhada aos equipamentos de seleção de emprego da Prefeitura de São Paulo. No local, ela terá atendimento especial e entrevista prioritária às vagas disponibilizadas pelas empresas parceiras do Programa.

Programa Elabora

O objetivo do Elabora, ação desenvolvida pela Fundação Paulistana, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é ampliar as chances de recolocação profissional dos candidatos a uma vaga de trabalho, desenvolvendo competências e habilidades diversas, inclusive na elaboração do próprio currículo, na hora de se apresentar em um processo seletivo, além de fomentar para que o cidadão descubra e explore seus pontos positivos. Ao todo, 15 Cates em todas as regiões da cidade contam com oficinas do Elabora, toda quarta-feira. São oferecidas duas oficinas, habilidades e comunicação para o Sucesso Profissional, para estimular o participante a descobrir seu potencial e explorar opções de carreira e Currículo e Processo Seletivo que auxilia o candidato a conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

 

 

Por: Biatriz Cury
btcury@prefeitura.sp.gov.br

 

Siga a SMDET nas redes sociais