Região de Heliópolis recebeu o encontro regional para elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico da cidade de São Paulo

A oficina aconteceu no CEU Heliópolis, na zona sul da capital

O CEU Heliópolis recebeu nesta terça-feira, 5 de novembro, a quinta das oito oficinas participativas que irá elaborar o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico (PMDE) da capital, realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O documento irá propor a melhoria da geração de trabalho, emprego e renda da cidade até 2030, com o foco no desenvolvimento regional, mapeando as vocações econômicas de todas as regiões, as tendências e oportunidades.

“É importante que através das oficinas, possamos conhecer as vocações de cada região, o que pode melhorar e com a participação da população nos grupos de conversa, novas ideias de empreendedorismo e políticas públicas vão surgindo. Ainda podemos observar que em alguns lugares, o emprego ainda é a grande dificuldade dos moradores, servindo de bairros dormitórios, com isso, moradores de localidades mais distantes da zona sul, acabam passando mais de duas horas no transporte, para conseguir uma oportunidade na região central. Nosso foco é capacitar o morador daqui, para que na medida que a empresa for crescendo, seja possível a contratação de alguém que more no próprio bairro”, disse a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A Ade Sampa realizou no início do ano o mapeamento de organizações de base territorial, que atuam com geração de emprego e renda e desenvolvimento econômico local para que possam contribuir com o estudo e também na aplicação das ações regionais da agência.

Para complementar o documento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho está realizando uma pesquisa online. O objetivo é que os cidadãos participem desta construção contribuindo com opiniões e análises sobre seu bairro. Para responder a pesquisa acesse: http://bit.ly/futurosp

As oficinas serão executadas com o apoio do Dieese - Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos e o PMDE terá como parceiro executor a Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Por Alfredo Bazzolli

 

Siga a SMDET nas redes sociais