Prefeitura de São Paulo oferece vagas de emprego para pessoas com deficiência na 9ª edição do Contrata SP

Empresas de vários segmentos participarão da ação que promove a inclusão de profissionais com deficiência e reabilitados do INSS

 A Prefeitura de São Paulo realiza nesta terça-feira, 5 de outubro a 9ª edição do Contrata SP - Pessoa com Deficiência, na Expo Barra Funda, o evento é voltado para a empregabilidade de profissionais com deficiência e reabilitado do INSS. A ação gratuita é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência.

“Essa é uma oportunidade para as empresas que possuem vagas para pessoas com deficiência identificarem os profissionais e com isso atenderem a cota, prevista em lei. As pessoas com deficiência nem sempre conseguem se relacionar com os empregadores por diversos fatores como a comunicação, por isso, o evento tem como objetivo promover esse encontro que visa ampliar as chances de emprego para essa população”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A edição contará com mais de 50 empresas e mais de 1.700 vagas para diferentes áreas. Os salários vão de R$562,00 para jovem aprendiz até R$ 7.874,00 para empresas como Kantar Ibope Mídia, Laboratório Dasa, Cia Hering, Lojas Besni, Chilli Beans, Shopping Pátio Higienópolis, entre outras.
As pessoas com deficiência poderão se candidatar para vagas de aprendiz, estágio, analista de suporte comercial, advogado, professor de educação infantil, auxiliar de RH, técnico de enfermagem, entre outras.

“Ainda temos muito a evoluir na prática para tornar essa política afirmativa ainda mais efetiva. Hoje, a legislação é cumprida por apenas 50% das empresas sujeitas a ela. Os motivos são, principalmente, o preconceito e a falta de informação, ainda latentes em empresários, executivos e, sobretudo, gestores de RH, que enxergam deficiência como incapacidade”, afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.
As edições anteriores resultaram em mais de 28 mil encaminhamentos para processos seletivos. Em média 10% dos inscritos no evento são contratados

O profissional com deficiência que não tiver a carteira de trabalho não precisa se preocupar. O Cate também realizará no evento a emissão da carteira de trabalho na primeira ou segunda via. Para a emissão do documento a pessoa precisa levar RG, certidão de nascimento ou de casamento original e uma foto recente 3x4. No caso de segunda via também deverá levar a carteira anterior ou qualquer documento que contenha o número e a série da carteira de trabalho antiga.

O Contrata SP oferecerá também serviços que vão ajudar e orientar o trabalhador, entre eles:
• Orientação sobre benefícios previdenciários (INSS).
• Orientação sobre elaboração e cadastro de currículos (CATHO).
• Inscrição para vagas de estágio, disponíveis na Prefeitura de São Paulo (CIEE).
• Orientação sobre Direitos e Deveres da População com Deficiência (CMPD).
• Orientação sobre os serviços da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência - SMPED.
• Orientação sobre Direitos trabalhistas (MPT).
• Orientação sobre serviços oferecidos pelos sindicatos dos trabalhadores e empregadores.
• Inscrição para cursos de qualificação profissional (Meu Emprego – Trabalho Inclusivo).

Serviço: Contrata SP Pessoa com Deficiência - 9ª Edição
Data: 5 de novembro (terça-feira)
Local: Expo Barra Funda
Endereço: Rua Tagipuru, 1001 – Barra Funda/SP (próximo ao metrô Palmeiras - Barra Funda)
Horário: 9h às 17h
Inscrições candidatos: http://bit.ly/ContrataSP8candidatos
Mais informações: (11) 5667-5580 ou (11) 99973-8710

 

 Por: Biatriz Cury
btcury@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais