Programa Transcidadania realiza sarau para o público trans

O evento contou com apresentações de dança, roda de conversa sobre experiências de vida e sobre mercado de trabalho

Nesta segunda-feira, 30 de setembro, ocorreu o evento Sarau Transmitindo, na Galeria Olido, região central, com o objetivo de mostrar a representatividade trans no mercado de trabalho. Organizado pela equipe técnica do Programa Transcidadania, parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Direitos Humanos e Cidadania, o sarau reuniu cerca de 60 pessoas.

O evento contou com a presença da superintendente da Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento, Ana Paula Rodrigues, que abordou o tema mercado de trabalho para o público trans. “A proposta da Ade Sampa é apresentar novas oportunidades e geração de renda, com inclusão e empoderamento para as pessoas trans, promovendo iniciativas empreendedoras para que este público conquiste novas formas de geração de renda”, ressalta.

A proposta do Programa Transcidadania é fornecer reintegração social e resgate da cidadania para mulheres transexuais, homens trans e travestis. Os participantes podem integra-lo por até dois anos no programa.

Para a assessora do Transcidadania Laura Moura, a importância em promover eventos como este possibilita ao público trans ouvir histórias de vidas onde possam se sentir representados. “O intuito é que mais pessoas tenham o conhecimento da existência do Programa Transcidadania e possam participar das atividades, cursos e com isso entrarem no mercado de trabalho.” ressaltou.

A coordenadora de políticas para LGBTI Abigaill Santos da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania destaca que o Projeto Transcidadania tem também o objetivo de ajudar pessoas trans a gerar renda. “Estamos em busca de novos projetos para inserir este público em empresas e contribuir para melhorias aos participantes do programa”. afirma

O evento contou ainda com a apresentação artística da Banda Putz Bahia, de um grupo de dançarinos que apresentaram o estilo Vouge, com objetivo de transmitir mensagem de igualdade. O sarau teve a participação de frequentadores do Centro de Referência da Diversidade, da Prefeitura de São Paulo, com dublagens. Houve também um bate-papo com atriz Natália Rodrigues sobre inclusão do público trans na sociedade. O encontro foi encerrado pela cantora Linn da Quebrada, que conversou com as participantes sobre suas experiências e história de vida.

 

 Por: Biatriz Cury
btcury@prefeitura.sp.gov.br

 

Siga a SMDET nas redes sociais