Mais de 16 mil vagas foram disponibilizadas pelos CATs em abril

Por Solange Borges

O CAT - Centro de Apoio ao Trabalho, da Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho fechou o mês de abril com 64.349 pessoas atendidas. Em atuação desde 2005, já passaram pelo Centro mais de 3,4 milhões de trabalhadores. Na área de intermediação de mão de obra as vagas captadas, no mês passado, ultrapassaram as 16 mil oportunidades em diversas áreas com 2.912 trabalhadores conquistando novo emprego. De janeiro até abril 10.651 profissionais ocuparam vagas pelos cadastros do CAT.

Para os jovens em busca da primeira oportunidade de trabalho, dos 497 inscritos 352 firmaram contratos de estágio em abril. Com a intermediação do CAT mais de 1,3 mil jovens foram empregados no primeiro quadrimestre deste ano.

Somente nos postos móveis do CAT foram atendidas 3.334 pessoas em bairros como Cidade Tiradentes, Jacuí e Dalva na Zona Leste, Jardim João XXIII e Santa Maria na Oeste, além de localidades nas zonas Sul e Norte. Pelo CAT Itinerante: Tenda do Trabalhador mais de 5 mil pessoas tiveram acesso às diversas ações em Ermelino Matarazzo e região central da cidade; nessa modalidade do serviço é possível, além de se cadastrar no banco de vagas, participar de oficinas do Programa Orientação para o Trabalho, ter aulas no laboratório de informática, fazer inscrição no MEI (Microempreendedor Individual) entre outros.

Outros serviços disponibilizados pelo CAT como habilitação do Seguro-Desemprego e emissão de Carteira de Trabalho foram procurados por 16.930 pessoas. As conciliações, promovidas pelo Pacet – Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador e que possibilita excluir os nomes dos trabalhadores da lista de inadimplentes, facilitando o acesso ao emprego, chegaram a 261 pessoas.