Feira do Trabalho atrai mais de 6,2 mil pessoas e entra no calendário de eventos de São Paulo

Texto: Solange Borges

A primeira edição da Feira do Trabalho, realizada entre os dias 25 e 30 de abril, atendeu mais de 6,2 mil pessoas durante o funcionamento dos diversos serviços disponibilizados gratuitamente ao público. Em um único espaço era possível emitir a Carteira de Trabalho, cadastrar-se para vagas de emprego, participar de palestras e orientações profissionais, além de conhecer programas voltados ao empreendedor como financiamentos do banco de microcrédito do São Paulo Confia.

A Feira do Trabalho foi instalada em local de fácil acesso no Vale do Anhangabaú, uma das áreas de maior circulação de pessoas na região central da cidade. Foram disponibilizadas mais de 8,7 mil vagas de emprego como porteiro, auxiliar de limpeza e operador de telemarketing.

Somente na tenda do CAT - Centro de Apoio ao Trabalho foram atendidas 2.808 pessoas. No local era possível buscar oportunidades de emprego, dar entrada no seguro desemprego, ter assistência de inclusão eficiente entre outros serviços. Nesse espaço estiveram em qualificação mais de 750 trabalhadores.

As orientações de empreendedorismo atraíram 626 interessados que passaram pelo Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Semei - Secretaria Especial do Microempreendedor Individual e o São Paulo Confia.

De acordo com o coordenador do Trabalho da Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Fernando Cerqueira, os objetivos da Feira do Trabalho foram atingidos, possibilitando a entrada no calendário de eventos da cidade em 2012. “Pretendemos ter uma feira anual, de preferência, antecedendo a comemoração ao Dia do Trabalho. O formato pode ser alterado para agregar ainda mais serviços e resolver as necessidades do trabalhador num único local”, destacou.

Cerqueira também ressaltou o papel importante do evento em fomentar o empreendedorismo por meio das parcerias estabelecidas. “Houve significativa procura por orientações nessa área, mostrando ser importante o incentivo às pessoas que cultivam o sonho do negócio próprio”.