Workshop de moda da Semdet reúne empreendedores na Zona Leste

Texto: Solange Borges

A Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho realizou na sexta-feira, dia 29, o 1º Workshop de Moda que reuniu empreendedores do segmento. Ocorreram palestras e debates, possibilitando a troca de experiências entre os participantes em relação às novas tendências para o setor têxtil.

O coordenador de Desenvolvimento Econômico, José Alexandre Sanches, explanou sobre o Projeto São Paulo: Costurando o Futuro, que recentemente formou 25 alunos na região Leste da cidade, local focado pelo projeto para se tornar polo do setor. “Essa ação oferece novas perspectivas de vida para as pessoas que estão desempregadas com a oportunidade de capacitação. As empresas também são beneficiadas, pois passam a contar com profissionais melhor preparados e com a nossa assistência”, ressaltou.

Sanches ainda destacou a contribuição com a demanda local ao possibilitar aos profissionais trabalho mais próximo de suas moradias. “Há muitas oficinas na zona Leste para absorver a mão de obra qualificada gerada pelos cursos. Além de evitar o deslocamento em grandes distâncias pela cidade, existe o ganho na qualidade de vida”.

De acordo com a coordenadora da Câmara de Animação Econômica, Chirlene Conceição Chaves de Morais, das 25 formandas no projeto em abril, nas áreas de costura básica em máquina reta e overloque, pelo menos 10 passaram por seleção em uma empresa da região e cinco já aguardam ser chamadas para ocupar as vagas. “É uma área com muita demanda e o curso está atendendo as expectativas. A procura também tem sido grande e só temos vagas para turmas em outubro”, disse a coordenadora.

O evento contou também com mais duas apresentações sobre tendências de moda feitas pelo Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e pela EACH- USP Leste - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo/ Aalto University. A parceria com a universidade possibilitou que alunos da Finlândia desenvolvessem pesquisa pelo curso de mestrado tendo como base a atuação de oficinas da zona leste.

O Projeto São Paulo: Costurando o Futuro, que já funciona com oficinas-escola na Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Itaquera, também terá unidades em Ermelino Matarazzo, Guaianases, São Miguel Paulista e São Mateus. As novas oficinas, segundo o coordenador de Desenvolvimento Econôminco, devem ser abertas em CEUs - Centros Educacionais Unificados. A parceria é com a Secretaria de Coordenadoria de Subprefeirturas, Senai, Sebrae-SP, (EACH-USP) e Singer do Brasil.