Mutirão do Emprego termina com 8 mil pessoas atendidas em vagas de emprego e qualificação

Mais de 6 mil vagas foram disponibilizadas nos oito dias de realização do evento

O Mutirão do Emprego, que ofereceu mais de 6 mil vagas entre os dias 26 de março e 4 de abril, encerrou o atendimento nesta tarde. Organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo, o evento contou com 7.880 candidatos em processos seletivos nos oito dias de atendimento no Vale do Anhangabaú, região central da capital.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, 80% das pessoas que retiraram senhas no primeiro dia do Mutirão do Emprego, retornaram nos dias agendados para continuidade das etapas de seleção. Foram distribuídas 10 mil senhas na pré-seleção. “Consideramos positivo o resultado desta iniciativa. Lidamos com um momento delicado no país, com muitos desempregados. Reunir em um mesmo espaço, empresas e instituições, foi a maneira que encontramos para facilitar o acesso deste público. Por volta de 15 mil pessoas estiveram no centro da cidade no primeiro dia de atendimento. Ao longo das semanas o atendimento fluiu dentro da capacidade das equipes de recursos humanos e do CATe e sem intercorrências”, avalia Aline Cardoso.

Foram 26 empresas participantes que ofereceram vagas de emprego em cargos como operador de telemarketing e de caixa, empacotador, balconista, repositor, padeiro, frentista, vendedor auxiliar administrativo, entre outros. Com média salarial de R$ 1.500, o Mutirão ainda proporcionou oportunidades para jovem aprendiz e profissionais com deficiência.

Somente no processo seletivo do Grupo Pão de Açúcar foram realizados 3,6 mil atendimentos. De acordo com a empresa, os candidatos foram orientados a fazer o cadastro no site do grupo e realizar os testes disponíveis. O processo ainda está em andamento e os aprovados passarão por outras fases do processo seletivo.

Os cursos de qualificação oferecidos pelo Centro Paula Souza e do Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial contaram com cerca de 400 inscritos. Os interessados terão oportunidade de se capacitar em áreas de almoxarifado, estoque, vendas, maquiagem e atendimento ao cliente.

Os demais serviços oferecidos pela Prefeitura de São Paulo em orientações sobre saúde, prevenção de doenças e sobre benefícios para pessoas em vulnerabilidade social também estiveram entre os mais procurados. As equipes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo encerraram a ação com 155 doses de vacinas para febre amarela, 278 doses da dupla adulto (difteria e tétano), 246 para tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e 282 para Hepatite B. A equipe de saúde realizou ainda no período, 405 testes rápidos para HIV, distribuiu 4.942 preservativos, além de orientações diversas aos participantes e atendimento odontológico.

Mais vagas de empego

Para as pessoas que não conseguiram participar do Mutirão do Emprego é possível se cadastrar em uma das 24 unidades do CATe. São mais de 4,5 mil oportunidades em diversas áreas e regiões da cidade.

O atendimento é das 8h às 17h e é preciso apresentar RG, CPF, número do PIS e carteira de trabalho. Os dois últimos documentos são emitidos na hora, basta apresentar uma foto 3x4 recente e RG.

As secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e da Pessoa com Deficiência já estão recebendo inscrições para o processo seletivo do Contrata SP, evento para reinserção profissional. Esta edição será voltada apenas a pessoas com deficiência e ocorrerá no Expo Barra Funda, no dia 23 de abril das das 9h às 16h

As inscrições podem ser feitas neste link: encurtador.com.br/mBENV

 Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais