Segunda edição do Insperifa apresenta histórias inspiradoras de mulheres da zona oeste da cidade

Evento promoveu a troca de ideias sobre políticas públicas para mulheres e a participação feminina no mercado de trabalho

Na última sexta-feira, 15 de março, sete mulheres da zona oeste participaram da segunda edição do Insperifa – Mais Mulheres, realizado na Casa de Cultura Butantã. O evento visa a troca de ideias e vivências entre as mulheres para promover o empreendedorismo feminino na capital, especialmente nas periferias.

A equipe da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento também estava no local oferecendo dicas e orientações para as munícipes que têm interesse em tirar suas ideias do papel e iniciar o negócio próprio.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, participou da abertura do evento contando um pouco da sua trajetória empreendedora e apresentando as ações promovidas pela Pasta. “Temos algumas políticas que apoiam o processo de geração de renda como o Programa Tem Saída, o Mãos e Mentes Paulistanas que vamos lançar na próxima sexta-feira, 22 de março, além das iniciativas elaboradas juntamente com a Ade Sampa. Aqui falamos sobre empreendedorismo, mercado de trabalho e acima de tudo sobre qualidade de vida. Assim podemos construir políticas públicas, com dialogo com a população”, declara.

Participaram desta edição a artesã e militante de políticas públicas para artesãos e manualistas, Marina de Toledo; a advogada e conselheira do Conselho Participativo de Urbanismo; Aparecida Magrini; a coordenadora da comissão de urbanismo do bairro, Patricia Marroni; a líder comunitária da Cohab Raposo Tavares, Dona Diva; a empreendedora no ramo de alimentação e beleza, Rosana Altafin e a militante feminista e do movimento negro, Miriam Selma.

Ao final do encontro, as palestrantes receberam o certificado de participação da ação. A militante do movimento negro, Miriam Selma, falou sobre a sua participação na edição. “É muito importante estar neste evento e discutir sobre o meu lugar como mulher negra e periférica que é também uma artista e ativista. Ações como esta nos proporcionam a chance de lembrar das mulheres que abriram passagem para eu estar aqui compartilhando minhas histórias e refletindo junto com todas”, declara.


Próximas Edições
O próximo encontro ocorre na zona norte da cidade, na Casa de Cultura da Juventude Ruth Cardoso. O CCJ é o maior centro público dedicado aos interesses da juventude da cidade de São Paulo. Na ocasião, palestram dez mulheres da região, que vão contar suas histórias e dar orientações empreendedoras, incentivando o protagonismo feminino no mercado de trabalho.

Para encerrar o calendário, a última palestra acontece no extremo sul da capital, na região do Campo Limpo. Na data, a Subprefeitura do Campo Limpo será palco para discussões sobre a presença feminina no mercado de trabalho e o que pode ser feito para aumentar essa participação.

A atividade faz parte do Mês da Mulher, agenda que reforça a importância da igualdade da mulher no mercado de trabalho e da importância da geração de renda, seja por meio de uma atividade formal ou do empreendedorismo.

Serviço
Insperifa – Mais Mulheres

Zona norte
Data: 21 de março
Horário: 10h
Local: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Endereço: Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andradas

Zona sul
Data: 26 de março
Horário: 13h30
Local: Subprefeitura do Campo Limpo
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 59 – Campo Limpo

Por: Damaris Rodrigues
damasouza@prefeitura.sp.gov.br 

 

Siga a SMDET nas redes sociais