Projeto Fábrica Gastronômica forma segunda turma de alunos

 

Amanhã, dia 20, as 10h30, na sede do Sinthoresp, localizada na rua Taguá, 382, Liberdade, acontece a formatura de 42 profissionais nas áreas de alimentação, hospitalidade e turismo. A ação é fruto de parceria entre a Semdet- Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e o Sinthoresp- Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Apart-Hotéis, Motéis, Flats, Pensões, Hospedaria, Pousadas, Restaurantes, Churrascarias, Cantinas, Pizzarias, Bares, Lanchonetes, Sorveterias, Confeitarias, Docerias, Buffets, Fast-Foods e estabelecimentos pertinentes ao serviço de hospedagem e do comércio de alimentação preparada e bebida a varejo de São Paulo e região.

Durante o curso os estudantes tiveram a oportunidade de aprender dentro de uma cozinha industrial e diretamente com o chefe, Aiglon Viviani, os segredos da arte de cozinhar, os cuidados na preparação dos alimentos, como congelar os ingredientes e aproveitar ao máximos as sobras de aves e legumes no preparo de caldos e entradas das refeições.

Os futuros ajudantes de cozinha são beneficiários do Programa Operação Trabalho, administrado Coordenadoria do Trabalho, que tem por objetivo atender o munícipe desempregado e prepará-lo para o ingresso no mercado de trabalho. O curso possui duração de dois meses e meio e durante esse período os estudantes recebem auxílio no valor de R$ 378, por 20 horas semanais de atividades teóricas e práticas.

O projeto Fábrica Gastronômica vem qualificando trabalhadores na função de ajudante de cozinha já visando a demanda que será criada com a realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014. Após a formatura os ajudantes terão seu currículo disponibilizado nas unidades do CAT- Centro de Apoio ao Trabalho.