Mês da Mulher terá oficinas e palestras sobre a participação feminina no mercado de trabalho nas unidades dos CATes

Nas atividades serão discutidas a participação feminina no mercado de trabalho, desigualdades de gênero e seus reflexos na saúde

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo abre nesta terça-feira, 12 de março, as inscrições para oficinas e palestras de apoio e orientação a mulher no mercado de trabalho. As atividades acontecem diariamente entre 18 e 22 de março, em cinco unidades do CATe - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo. As interessadas podem se inscrever nos CATes Central, Lapa, Itaim, Brasilândia e Interlagos até a próxima sexta-feira, 15 de março, onde serão realizadas as atividades.

A ação visa promover discussões sobre a participação feminina no mercado de trabalho, com ênfase em temas como intermediação de mão de obra, desigualdades de gênero no ambiente profissional e seus reflexos na saúde, preparação para processos seletivos, entre outros assuntos.

“O destaque que a mulher apresenta em nossa sociedade mostra a força que ela tem e a flexibilidade necessária para se adaptar às mudanças do mercado de trabalho. Queremos ajudar as mulheres a não apenas se destacarem no mercado, mas também conhecerem seus direitos e até mesmo descobrir alguma vocação empreendedora dentro de si”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Durante cada edição serão realizados cinco encontros com temas e horários distintos. As interessadas poderão se inscrever para participar de uma ou mais atividades no dia. A programação será a mesma para todas as unidades do CATe, proporcionando para as participantes a mesma vivência e conteúdo em todas as regiões da capital.

Confira os temas que serão discutidos:

Autoestima e ambiente de trabalho
A oficina abordará liderança, empoderamento e qualidade de vida, enfatizando a importância da autoestima no impulsionamento profissional das mulheres. A palestra terá com uma atividade de reflexão e uma dinâmica de autoconhecimento.

Emprego e sonhos: Dificuldades e desafios
Nesta oficina as participantes receberão dicas de elaboração de currículo e preparação para processos seletivos como vestimenta, postura, linguagem, e trabalho em equipe.

O papel de gênero e a definição da carreira profissional
O encontro falará sobre o papel social imposto às mulheres anteriormente que vem sendo descontruído e permitindo que mais mulheres ocupem cargos e profissões "tradicionalmente masculinas". O objetivo é despertar a reflexão sobre a influência do papel de gênero na determinação da profissão, trazendo vídeos e depoimentos sobre a vida profissional de diversas figuras femininas.

Educação financeira
Na ocasião o assunto discutido será a importância do planejamento financeiro, visando potencializar a organização pessoal e financeira das mulheres, permitindo a aplicação consciente eficiente de recursos.

Saúde da mulher no trabalho
O encontro tem como tema as desigualdades de gênero presentes no ambiente de trabalho como salários menores, acúmulo de funções, assédio moral, entre outros. Além disso, outro assunto que será tratado será a dupla jornada de trabalho, que impacta diretamente a saúde física e mental das mulheres.

A atividade faz parte do Mês da Mulher, agenda que reforça a importância da igualdade da mulher no mercado de trabalho e da importância da geração de renda, seja por meio de uma atividade formal ou do empreendedorismo.

Para conferir a programação completa do mês da mulher acesse. www.prefeitura.sp.gov.br/desenvolvimento

Por: Damaris Rodrigues
damasouza@prefeitura.sp.gov.br

 

Siga a SMDET nas redes sociais