Secretaria de Desenvolvimento Econômico realiza encontros de inspiração entre mulheres da periferia

Ações acontecerão em todas as regiões da cidade promovendo o empreendedorismo feminino

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho realizará o Insperifa, evento que promoverá conversas entre mulheres das periferias da capital. A atividade acontecerá em todas as regiões da cidade entre os dias 11 e 26 de março. O Sebrae aponta que as mulheres têm uma taxa de empreendedorismo superior à dos homens. O número de mulheres envolvidas em negócios com até três anos e meio de atuação no mercado alcançou uma taxa de 15,4%, enquanto o segmento masculino somou 12,6% de participação.

“Muitas das mulheres abrem empresas mais por necessidade, mas em compensação, elas têm uma taxa de empreendedorismo superior à dos homens. Por este motivo, queremos promover palestras, mentorias e orientações para que essas empreendedoras saibam planejar melhor o seu negócio, aumentar seu lucro e começar a empreender por vontade”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O primeiro encontro ocorre no Centro Cultural Vila Formosa, zona leste da capital. Participarão da roda de conversa dez empreendedoras locais, entre elas a fundadora do Sivana Trucks, Silvana Silva, a militante da causa de deficientes, Ivone Gomes de Oliveira e a cabelereira, Airan Soares.

Já no dia 15 de março, as moradoras da zona oeste, receberão dicas inspiradoras de empreendedorismo e geração de renda. A atividade será realizada na Casa de Cultura do Butantã, equipamento que oferece diversas oficinas gratuitas à comunidade, além de promover também eventos semanais e mensais, como saraus e exposições.

O terceiro encontro ocorre na zona norte da cidade, na Casa de Cultura da Juventude Ruth Cardoso. O CCJ é o maior centro público dedicado aos interesses da juventude da cidade de São Paulo. Na ocasião, palestram dez mulheres da região, que vão contar suas histórias e dar orientações empreendedoras, incentivando o protagonismo feminino no mercado de trabalho.

Para encerrar o calendário, a última palestra acontece no extremo sul da capital, na região do Campo Limpo. Na data, a Subprefeitura do Campo Limpo será palco para discussões sobre a presença feminina no mercado de trabalho e o que pode ser feito para aumentar essa participação.

A atividade faz parte do Mês da Mulher, agenda que reforça a importância da igualdade da mulher no mercado de trabalho e da importância da geração de renda, seja por meio de uma atividade formal ou do empreendedorismo.

“A participação feminina no mercado de trabalho precisa ser urgentemente incentivada, pois de acordo com o Governo Federal, três em cada quatro lares são chefiados por uma mulher. Dessas, 41% tem o seu próprio negócio. Isto gera um enorme potencial econômico”, finaliza a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

MEI
As 24 unidades do CATe - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo atende todas as mulheres que desejam receber orientações e se tornar uma Microempreendedora Individual.

Atualmente, a cidade conta com mais de 270 mil microempreendedoras individuais. As principais funções exercidas pelas empreendedoras são a de cabeleireiras, varejista, atividade de tratamento de beleza e fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar, as famosas marmitas.


Serviço
Insperifa – Mais Mulheres

Zona leste
Data: 11 de março
Horário: 14h
Local: Centro Cultural Vila Formosa
Endereço: Av. Renata, 163 – Vila Formosa

Zona oeste
Data: 15 de março
Horário: 19h
Local: Casa de Cultura do Butantã
Endereço: Av. Junta Mizumoto, 13 – Jarim Peri Peri

Zona norte
Data: 21 de março
Horário: 10h
Local: Casa de Cultura da Juventude Ruth Cardoso
Endereço: Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andradas

Zona sul
Data: 26 de março
Horário: 13h30
Local: Subprefeitura do Campo Limpo
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 59 – Campo Limpo
 

Por: Damaris Rodrigues
damasouza@prefeitura.sp,gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais