Prefeitura forma primeira turma de alunas do projeto “São Paulo Costurando o Futuro” no Itaim Paulista

Por: Regina Ramalho

A Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e a Subprefeitura do Itaim Paulista, certificou hoje, a primeira turma de alunas do projeto “São Paulo Costurando o Futuro”, voltado para capacitação técnica de mão de obra para o setor têxtil.
Durante a certificação o Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Marcos Cintra, fala sobre a importância da ação para o cumprimento do plano de “Desenvolvimento da zona leste” traçado pela Prefeitura.
“A idéia é fazer com que a zona leste deixe de ser uma região dormitório e passe a contar também com oportunidades de trabalho e geração de renda”, diz. “A tendência é que a região cresça não só no segmento têxtil, que já é um potencial da região, mas também com a criação de empregos e oportunidades motivados pela criação do Estádio do Corinthians em Itaquera” afirmou Cintra.
A primeira das sete oficinas-escolas criada para capacitar profissionais da Região Leste da cidade, no setor de costura industrial, foi inaugurada no Itaim Paulista em outubro de 2010. A USP, Senai e Sebrae foram responsáveis pela formação das 26 costureiras e a Singer do Brasil, disponibilizou todo o maquinário.
As estudantes saem aptas a atuarem como técnicas de costura, corte, modelagem, manutenção básica de equipamentos e afins. No curso, além das máquinas: reta e galoneira, as alunas também apreenderam a manusear a temida e ao mesmo tempo sonhada máquina overlock, que além de, costurar também corta as peças.
Maria Izabel dos Santos, 47, possui dois sonhos, concluir os estudos formais o que já esta fazendo pelo EJA- Educação para Jovens e Adultos e crescer no oficio de costureira. Desempregada há mais de 30 anos, Maria Izabel, procurou o CAT- Centro de Apoio ao Trabalho e foi orientada a buscar formação profissional para retornar ao mercado.
“As meninas do programa Orientação para o Trabalho, me falaram desse curso, eu já sabia costurar, mas a máquina de overlock que costura e corta e pode até cortar a mão se o profissional não estiver bem preparado foi um desafio”, conta Maria.
Já para Silvana Aparecida Silva, 46 e desempregada há cinco anos, o curso foi a oportunidade de descobrir um novo talento. “Eu nem sabia colocar a linha no buraco de uma agulha”, lembra. “Agora que apreendi a costurar até na máquina de overlock, sento na máquina e até esqueço os problemas da vida”, diz.
A ex-cozinheira, Darlene Lima Passo, 36 anos, desemprega há um ano conquistou seu lugar no mercado de trabalho e começa a fazer outros planos.
“Eu já estou trabalhando em uma confecção perto de casa, há dois dias, hoje o chefe me liberou para participar da formatura”, conta. “Agora o meu próximo sonho e comprar maquinário e montar minha própria confecção”, planeja Darlene.
Também prestigiaram a formatura, o Subprefeito do Itaim, João dos Santos de Souza, o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Luis Antônio de Medeiros Neto, o gerente regional do Senai, Adelmo Belizário, Diretor da Escola “Engenheiro Adriano José Marchini”, Marcelo Costa e a gerente regfional Capital Leste II (Sebrae), Maria Alice Alves Moreira.