Prefeitura de São Paulo lança programa de capacitação para mais de 2 mil catadores

A iniciativa tem como objetivo a promoção da qualificação e geração de renda de cooperativas de catadores

 

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, lança nesta quinta-feira, 24 de janeiro, o Reciclar para Capacitar, um programa de formação básica de catadores em materiais recicláveis, promovendo mais de 2 mil pessoas atuantes no município. O projeto oferecerá três cursos simultaneamente em 11 subprefeituras. Além da certificação e aulas presenciais, os participantes receberão kit alimentação e auxílio-curso.

Em resultado do compromisso de cooperação firmado com Amlurb em 2018, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico auxiliará no apoio mútuo voltado ao desenvolvimento de ações que visem à formação e organização de cooperativas e associações de catadores. O lançamento contou com a participação do Prefeito da cidade, Bruno Covas, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, e de Assistência e Desenvolvimento Social, José Castro, o Presidente da Amlurb, Edson Tomaz de Lima Filho, entre outras autoridades.

“A qualificação profissional é fundamental para que as pessoas possam cada vez mais gerar renda e ampliar a sua concorrência no mercado de trabalho. Na Secretaria de Desenvolvimento temos diversos projetos que atuam com a capacitação dos munícipes como o Programa Operação Trabalho e o Bolsa Trabalho. Nosso objetivo é sempre estimular o trabalhador a buscar sua ocupação profissional, bem como à sua reinserção no mercado de trabalho’, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.
 

 Os cursos serão ministrados pela FIA - Fundação Instituto de Administração, com aulas práticas e teóricas nas regiões de onze subprefeituras: Itaquera, São Mateus, Mooca, Cidade Tiradentes, Campo Limpo, Sé, Pinheiros, M. Boi Mirim, Jabaquara, Parelheiros e Capela do Socorro. As aulas terão linguagem de fácil entendimento, oportunidade de interação e utilização de recursos audiovisuais com conteúdos sobre a importância do cooperativismo, economia solidária, saúde e segurança no trabalho, organização social, entre outros.

“Os catadores são os pilares de sustentação da coleta seletiva na cidade e atualmente, existem milhares deles atuando na informalidade. Com isso, nosso objetivo é promover o resgate a cidadania por meio da capacitação e formação básica em reciclagem” comenta o presidente da Amlurb, Edson Tomaz de Lima Filho.

Além dos cursos o programa promoverá dois postos fixos de atendimento voltados ao suporte às cooperativas, associações e grupos de catadores, com assessoria técnica de contabilidade, jurídica, administrativa e em economia solidária, um no Centro Público de Economia Solidária – Cambuci e outro na Unidade Produtiva José Bonifácio - Itaquera.

Em parceria com a SMADS - Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social durante o curso, os catadores e catadoras serão mobilizados e orientados sobre a importância de sua inserção e de seus familiares no sistema do CADÚNICO, para a garantia de seus direitos sociais.

Conheça os cursos:

Formação Básica de Catadores de Materiais Recicláveis: de no mínimo 2.120 catadores organizados e não organizados, atuantes no município de São Paulo.

Princípios Básicos de Marcenaria: Unidade Produtiva de José Bonifácio, com 160 catadores, que terá como principal objetivo a recuperação dos materiais volumosos como sofás, cadeiras e mesas que são descartados pela população nos Ecopontos.

Gestão de Cooperativas e Empreendimentos Econômicos Solidários: no Centro Público de Economia Solidária – Espaço Pró-catador do Cambuci, voltado para 120 catadores que atuam administrativamente nas cooperativas, este curso promoverá a qualificação das cooperativas e empreendimentos econômicos solidários, com vistas às ações de estímulo à produção, à geração de trabalho e renda, uso e aplicação de controles fiscais e contábil, entre outros.

 

Siga a SMDE nas redes sociais