“Time do Emprego” alcança 70% de recolocação de desempregados no mercado de trabalho

Texto: Regina Ramalho

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho em parceria com a Sert- Secretaria estadual de Emprego e Relações do Trabalho está com inscrições abertas para novas turmas do Programa Time do Emprego nas unidades do CAT- Centro de Apoio ao Trabalho. Os encontros são gratuitos, incluem material didático e tem duração de três meses. O principal desafio da ação é a inserção no mercado de trabalho de pessoas em situação de desemprego prolongado, jovens maiores de 16 anos em busca do primeiro emprego, trabalhadores com idade acima de 40 anos ou com deficiência, mobilidade reduzida ou com baixa escolaridade.

Como funciona- Cada grupo é composto de 20 a 25 pessoas que, juntas, vão apreender a formar um “Time”, para conquistar a tão sonhada oportunidade de trabalho. Os temas são distribuídos em doze encontros, sendo um por semana, com duração de três horas, sempre no mesmo dia e horário (que serão definidos após um estudo das necessidades da demanda). Durante as reuniões, cada grupo é acompanhado por duas psicólogas da equipe do CAT, que funcionam como facilitadores. Para o coordenador do Trabalho da Semdet, Fernando Cerqueira, “muito embora a idéia seja ensinar aos grupos como trabalhar em equipe, um auxiliando o outro na busca pelo emprego, por intermédio da troca de experiências e da diversidade (social, de gênero, idade e formação); cada integrante é tratado, pela equipe de psicólogas, como único, isso é do grande diferencial desse trabalho”, explica.

Essa é a terceira edição do Time nos CATs. O programa acontece no município desde 2009 e nas turmas anteriores apresentou em média, um índice de 70% de recolocação ou inserção profissional.

Sala vazia é sucesso- Entre as últimas turmas, iniciadas em 7 de janeiro e em andamento até o dia 13 de abril, a unidade Luz do CAT está em destaque. Faltando apenas dois encontros para encerrar o programa, a sala de aula está praticamente vazia, pois 75% dos participantes já conquistaram uma vaga de emprego e estão trabalhando. Juliana Maria da Silva, 33 anos, chegou ao CAT arrasada: mesmo recém formada no curso superior de Administração de Empresas, não conseguia emprego nem para trabalhar como atendente. “Queria trabalhar na minha área, mas não conseguia. Isso começou a me afetar e prejudicar a busca pelo emprego. Os atendentes do Centro me indicaram o Time do Emprego e, durante os encontros, comecei a mudar de atitude em razão do apoio das psicólogas e a troca de experiência com os colegas; um foi ajudando o outro como num grupo de auto-ajuda, quando pensava em desistir, vinha um colega e pegava na minha mão e dizia para continuar” lembra.

As facilitadoras orientaram a Juliana a aceitar uma vaga temporária enquanto não aparecia outra oportunidade e antes de terminar o contrato de um mês, Juliana foi convidada a integra a equipe do escritório onde estava prestando serviço. Ela explicou que estava participando do Time e gostaria de terminar os encontros,mas seu chefe não só liberou, a escolheu para atuar como coordenadora do escritório.

Com Hagop Chofakian, 76 anos, aposentado, a auto-descoberta de suas potencialidades e as mudanças que isso provocou foram ainda maior. Chofakian é casado a 54 anos, tem três filhos, sete netos e dois bisnetos. Com apenas o ensino médio, trabalhou boa parte da sua vida como comerciante de calçados e os últimos dez anos como ombudsman de uma grande empresa brasileira, responsável pela captura e transmissão de transações de cartões de crédito e debito.

Chofakian fez a inscrição para o Time do Emprego no CAT Itinerante: Tenda do Trabalhador. “A coisa que menos lembro é da minha idade e, por isso, acreditava que ainda podia trabalhar e contribuir para a sociedade, mas não sabia como”, conta. Chofakian foi indicado para trabalhar numa empresa de venda e locação de imóvel, impressionada com a experiência e motivação de Chofakian, a responsável pelo departamento de Recursos Humanos convidou para fazer uma palestra gratuita aos corretores. “Dividi com eles um pouco da minha experiência com o atendimento ao cliente, falei dos meus valores e metas, da importância de tratar o cliente como se fosse eu mesmo quem estivesse ali do outro lado do balcão”.

Ao transmitir sua experiência, as psicólogas e os colegas do Time motivaram e auxiliaram Chofakian a montar sua apresentação na forma digital. “Esse foi um desafio, pois não domino a informática, mas tive o apoio das facilitadoras”, explicou. Depois da primeira palestra, já apresentou para outro grupo de corretores e dessa vez recebeu R$ 1.200. A próxima apresentação (também remunerada) está agendada na mesma empresa para o próximo mês.

Vagas- O número de vagas no Time do Emprego é limitado em 200. Para se inscrever, o candidato deve ser maior de 16 anos e comparecer ao CAT mais próximo de sua. No ato de inscrição, é necessária a apresentação do RG, CPF e carteira de trabalho (originais).

Outras informações estão disponíveis no site da Semdet ou na Central de Atendimento ao Munícipe pelo telefone: 156.

Temas Encontros
1 – Orientações gerais sobre o Time do Emprego Pauta de um encontro
2 – Habilidades e Quem sou eu? Pauta de dois encontro
3 – Desenvolvimento do Currículo Pauta de um encontro
4 – Formulário de solicitação de emprego e entrevista Pauta de dois encontro
5 – Técnicas para a procura de emprego Pauta de um encontro
6 – Este emprego é para mim Pauta de um encontro
7 – Testes aplicados pelos empregadores Pauta de dois encontro
8 – Planejamento Financeiro Pauta de um encontro
9 – Trabalho por conta própria Pauta de um encontro

 

+ Confira outras notícias no Portal da Semdet