Fundo ZL Sustentável seleciona projetos para financiar empreendedorismo na Zona Leste

Texto: Gabriel Aquino

A Comunidade Zona Leste Sustenta apresentou na última semana os projetos selecionados pelo Fundo Zona Leste Sustentável, que tem como objetivo oferecer crédito para empreendimentos informais que possuem financiamento bancário restrito. Dentre os integrantes do Fundo estão a Semdet – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Fundação Tide Setubal, Sebrae, Subprefeitura de São Miguel Paulista, Universidade Cruzeiro do Sul, USP Leste e Instituto Ethos.

Com o apoio do Fundo, os projetos do edital poderão sair da informalidade, evoluir, fortalecer e crescer seus negócios. Dentre os 12 projetos selecionados, há empreendimentos individuais, cooperativas, além de microempresas de diversos segmentos, como: alimentação, comunicação, contabilidade, confecção e meio ambiente.

Os recursos oferecidos serão usados para a compra de equipamentos, para aperfeiçoar a produção, ou para compor o capital de giro. Além do suporte financeiro, o Fundo também oferecerá aos empreendedores uma equipe que os orientará em questões de marketing e gestão, e dessa forma, abrir novos postos de trabalho na zona leste.

O edital do Fundo obteve mais de 40 inscrições de projetos com financiamento de até R$ 50 mil, sediados nos bairros de São Miguel Paulista, Itaim Paulista e Ermelino Matarazzo. Dentre os critérios de seleção, estavam: o potencial de geração de emprego e de renda do projeto, os vínculos do empreendimento com a comunidade local, o comprometimento com práticas sustentáveis e a valorização da participação de jovens e mulheres na atividade produtiva.

 

+ Confira outras notícias no Portal da Semdet