SMTE promove debate sobre gastronomia na Bienal do Livro

Ação discute a culinária paulistana nos aspectos econômicos, sociais e culturais

       

       A Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) promoverá duas mesas de debate sobre gastronomia paulistana, durante a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A iniciativa faz parte do Cozinhando com Palavras, espaço na programação que conta com degustações e reflexões sobre questões culturais e sociais ligadas à culinária.

       As mesas acontecerão no dia 8 de agosto, a partir das 10h. Os debates “Prato Símbolo de São Paulo” e “Cidades criativas em Gastronomia pelo Selo UNESCO” serão mediados secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso. O objetivo é refletir sobre o papel da culinária na promoção da capital paulista. “A gastronomia é uma das nossas marcas e traz uma série de benefícios econômicos, sociais e culturais. Os debates irão discutir os temas, além de abordar as políticas públicas de fomento à área, que são implantadas pela SMTE”, explica Aline Cardoso.

       A mesa “Prato Símbolo de São Paulo” discutirá quais comidas representam a cidade e a importância de ter receitas, que simbolizam a capital na preservação do patrimônio cultural e fomento do turismo. Já no debate “Cidades criativas em Gastronomia pelo Selo UNESCO”, a conversa será sobre o projeto da Cidade Criativa, da UNESCO, e seus benefícios para o município.

       Participarão das conversas a coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, Isabel de Paula; a secretária de Cultura de Paraty, Cristina Maseda; a diretora de Hospitalidade e Gastronomia da Laureate Brasil, Rosa Moraes; o chef e proprietário do Instituto de Negócios da Gastronomia, Ivan Achcar; o restaurateur e proprietário do Grupo Gastronomia MF, Marcelo Fernandes; e os representantes do Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo, Mariana de Souza Rolim e Júlio Semeghini. E também teremos o proprietário do restaurante Ponto Chic, José Carlos de Souza; a especialista em patrimônio e guia de turismo cultural, Dolores Freixa; o historiador Ricardo Maranhão; o chef e proprietário da Comedoria Gonzales, Checho Gonzales; e a representante do Departamento de Patrimônio Histórico, Mariana de Souza Rolim.

COORDENADORIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (COSAN)

       A SMTE é responsável pela implementação de ações ligadas ao abastecimento e à segurança alimentar e nutricional do município de São Paulo. As políticas públicas da área são realizadas por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), que tem como objetivo garantir à população o acesso permanente à alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, além de contribuir para a qualidade de vida das pessoas.

COZINHANDO COM PALAVRAS

       Em sua 5ª edição, o Cozinhando com Palavras segue com a proposta de unir culinária, literatura e cultura. A programação deste ano reunirá desde comandantes de cozinha renomados até personalidades da TV. Um dos destaques é o chef colombiano e dono do prestigiado El Cielo, Juan Manuel Barrientos. As atividades também contarão com nomes como Morena Leite, Gabriela Kapim, Thiago Castanho, Tereza Paim, Ana Luiza Trajano, Eduardo Sissi, Helena Rizzo, Carolina Ferraz, Breno Lerner, Janaina Rueda, Olivier Anquier, Rodrigo Oliveira e Zeca Carmago.

BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO

       A 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontecerá de 3 a 12 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O evento é palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, apresentando os mais importantes lançamentos para aproximadamente 700 mil visitantes. Além da grande oferta de livros, a Bienal ainda conta com programação cultural ampla, que mescla literatura, gastronomia, cultura, negócios, jornalismo e turismo. Os ingressos podem ser adquiridos em bit.ly/2uKM42q.


SERVIÇO

Mesas de debate promovidas pela SMTE
Cozinhando com Palavras - Bienal Internacional do Livro de São Paulo

“Prato Símbolo de São Paulo”
“Cidades criativas em Gastronomia pelo Selo UNESCO”

Data: 8 de agosto
Horário: 10h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana)
Mais informações: bienaldolivrosp.com.br
Ingressos: bit.ly/2uKM42q.

Por Rodrigo Melo
rodrigomelo@prefeitura.sp.gov.br