Prazo para empresas e instituições se inscreverem no Sampa Criativa é prorrogado

A oportunidade é para participar de programa de audiovisual e economia criativa

 

       O prazo para inscrições de empresas e instituições interessadas em participar do Sampa Criativa, programa de capacitação empreendedora de jovens talentos do audiovisual e da economia criativa, foi prorrogado até o dia 3 de agosto. O credenciamento deverá ser feito por meio deste link: http://bit.ly/2JZW65m. O edital do programa está disponível em http://bit.ly/2A0xuJX. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) com a Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo.

       Para participar, as empresas e instituições, com ou sem fins lucrativos, precisam ter expertise em um dos oito eixos do programa: jogos digitais/games, desenvolvimento de aplicativos, animação, conteúdos interativos, produção para canais de internet, videomusical, jornalismo investigativo e realidade virtual. Além disso, é preciso ter especialistas na área para ministrar as aulas e, no final do programa, oferecer oportunidades de experiência prática e remunerada para alunos. Cada iniciativa contratada receberá R$ 20 mil por 80 horas de curso. Um comitê formado por SMTE e Spcine fará a análise dos proponentes cadastrados.

PROGRAMA

       Após a contratação das empresas e instituições, o Sampa Criativa abrirá o processo de inscrição para os jovens. O processo seletivo escolherá 200 pessoas por meio de sorteio público. Será levada em conta a reserva de vagas para residentes em locais com maior vulnerabilidade social e a equidade de gênero, com homens e mulheres ocupando o mesmo número de vagas.

       O Sampa Criativa é composto por três módulos. No primeiro, 200 jovens participarão de formação teórica em empreendedorismo no audiovisual e gestão de projetos culturais. As oficinas têm duração de 40 horas.

       Na segunda etapa, os participantes se dividirão em oito grupos de 25 alunos, segundo os eixos temáticos do programa. As turmas terão 80 horas de aulas.

       O terceiro e último módulo será prático. Os jovens terão a chance de atuar por pelo menos três meses em empresas e instituições parceiras do Sampa Criativa. O processo seletivo será de responsabilidade da própria organização contratada pelo programa. Os talentos não selecionados poderão ser escolhidos para mentorias com profissionais do setor.
 

Por: Rodrigo Melo
rodrigomelo@prefeitura.sp.gov.br