Sala dos Sentidos fica até sexta-feira no CAT Itinerante, na Praça do Patriarca

Texto: Regina Ramalho

A Sala dos Sentidos permanece apenas até o próximo dia 25, sexta-feira, na Praça do Patriarca, Centro da cidade. A ação instalada dentro do CAT Itinerante: Tenda do Trabalhador é fruto da parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, secretaria estadual de Emprego e Relações do Trabalho e Febraban- Federação Brasileira dos Bancos, para capacitação e inclusão no setor bancário de 444 pessoas com deficiência.

O cadastramento e processo seletivo são realizados nas unidades do CAT- Centro de Apoio ao Trabalho, por intermédio do programa Inclusão Eficiente que já inseriu de mais 4 mil profissionais com deficiência no mercado de trabalho. Os aprovadas no processo seletivo iniciam no setor bancário a partir de abril e durante os seis primeiros meses recebem capacitação para o trabalho nas agências na Capital. No início, recebem R$ 779,09 por 4h de atividades, mais benefícios. Após 90 dias, passam a receber R$ 833,33.

Cosme Quirino dos Santos, 20 anos, não possui parte da mão esquerda desde que nasceu, mas isso nunca foi um empecilho para partir em busca de seus sonhos e planos. Santos, já trabalhou como metalúrgico em fábrica de autopeças. Atualmente, cursa o terceiro ano de Direito. “Soube das vagas para a primeira edição do projeto da Febraban lendo cartaz num transporte público. Resolvi me inscrever”, conta.

Quando Santos iniciou o trabalho no Citibank, ressaltou que a recepção dos colegas foi o diferencial para galgar outro cargo. “Hoje trabalho no departamento de cadastro e já ganho o dobro de quando iniciei. Estou muito satisfeito com o ambiente de trabalho e a relação com os colegas”. Consciente da importância dos estudos, planeja fazer pós-graduação. “Não sei onde vou chegar dentro do banco, mas tentarei o mais alto que puder”, finaliza Santos.

Outras programações- As pessoas com deficiência, interessadas em conhecer um pouco mais sobre o projeto da Febraban, fazer o cadastro ou apreender os caminhos da capacitação profissional podem participar das palestras que acontecem, no próximo dia 24, das 10h ao 12h ou das 15h as 17h, ministrada pelo gerente de processos de capacitação, da Avape-Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência, Celso Salicio.

Podem participar do programa Febraban, pessoas com deficiência, com no mínimo 18 anos e que tenham concluído o ensino médio. As inscrições podem ser feitas nas unidades do CAT, CAT Móvel, no CAT Itinerante: Tenda do Trabalhador ou pelo e-mail (eficientes@prefeitura.sp.gov.br). Os endereços do CATs fixos estão no site da Semdet.