Secretaria deixa Tenda do Trabalhador por mais tempo na praça do Patriarca

Texto: Isabela Meleiro

Em função da alta procura pelos serviços do CAT Itinerante – Tenda do Trabalhador, a Semdet – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, vai prorrogar por mais duas semanas o atendimento do posto, que permanecerá na Praça do Patriarca, até o dia 16 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Cerca de 3 mil atendimentos foram realizados desde a inauguração, dia 22 de dezembro, o que significa uma média de 215 atendimentos diários. Cada vez mais, o serviço vem atraindo a atenção dos munícipes, que, além de se cadastrarem no banco de dados para empregos, ainda podem fazer a habilitação ao seguro-desemprego, emitir a Carteira de Trabalho ou se inscrever em cursos de qualificação.

O trabalhador ainda pode participar de oficinas do programa Orientação para o Trabalho, se inscrever em aulas para o laboratório de informática, agendar conciliações por meio do Pacet – Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador, e até solicitar microcrédito por meio do banco São Paulo Confia.

A Tenda do Trabalhador conta com funcionários preparados para identificar no trabalhador suas possíveis defasagens na hora de procurar um emprego, explica o coordenador do Trabalho, Fernando Cerqueira. “Haverá orientação, por exemplo, para a solicitação de uma via da Carteira de Trabalho, quando a mesma não se encontrar em bom estado. Um detalhe pode ser a porta de entrada para o mercado”, enfatiza.

O CAT Itinerante, durante os 14 dias de atendimento, emitiu mais de 300 carteiras de trabalho, fez cerca de 2 mil intermediações de mão de obra, realizou mais 300 Orientações para o Trabalho, 200 direcionamentos pelo São Paulo Confia e 150 conciliações do Pacet. Os Interessados nos serviços devem estar munidos de Carteira de Trabalho, CPF e RG.

A partir do dia 24 de fevereiro, a Tenda do Trabalhador estará na Zona Leste, em Ermelino Matarazzo, na Praça Benedito Ramos (Avenida Boturussu, esquina com a Rua Antonio de Castro Lopes).