CATe Guaianases é inaugurado com expectativa de atender cerca de 600 pessoas por dia

A nova unidade, na antiga estação da CPTM, oferecerá busca por vagas de emprego, oficinas de orientação ao trabalhador, emissão de carteira de trabalho, entre outros serviços.

Por: Solange Borges

Com a presença do prefeito Fernando Haddad, da vice-prefeita Nádia Campeão, do secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), Artur Henrique, e demais autoridades, foi inaugurada hoje, 16, a nova unidade do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), localizada na antiga estação Guaianases da CPTM, na zona leste. A expectativa de atendimento será de 600 pessoas por dia em serviços como busca por vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho, oficinas de orientação ao trabalhador e formalização ao Microempreendedor Individual (MEI).

Com essa unidade, a cidade de São Paulo passa a contar com 46 unidades do CATe, sendo sete móveis. O serviço está presente na região leste nos bairros de São Mateus, Tatuapé, Vila Prudente, Mooca, Aricanduva, Cidade Tiradentes, Itaquera, Penha Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Penha, Ermelino Matarazzo e Sapopemba.

Durante a cerimônia de abertura, Artur Henrique destacou que a secretaria está mobilizada para ampliar as oportunidades de emprego e as equipes do CATe buscarão o relacionamento com os empresários da região a fim de conseguir novas vagas para os moradores. “A população terá acesso a um conjunto de serviços com essa inauguração, que é uma reivindicação antiga da comunidade. Também é uma oportunidade de gerar trabalho, emprego, renda e incentivar o empreendedorismo. Além disso, a ocupação da estação Guaianases, transformando um espaço que antes estava sem destinação, em mais um equipamento público de qualidade, é uma visão diferenciada desta administração”.

Felipe Alves, 25 anos, morador de Guaianases, esteve na nova unidade, durante a inauguração, e saiu de lá satisfeito com uma carta de encaminhamento para emprego. “Agora ficou mais perto de minha residência, antes tinha que ir para outro bairro para usar os serviços do CATe. Estou desempregado há poucos dias, mas acredito que conquistarei essa oportunidade em minha área que é a de fast food”, disse.

A expectativa de atendimento para o CATe Guaianases é de 600 pessoas por dia. Em período experimental, o atendimento diário foi, em média, 450 pessoas, desde 21 de maio deste ano. A nova unidade fica na Estrada Itaquera-Guaianases, 2.565 (dentro da antiga estação da CPTM Guaianases, próximo ao Mercado Municipal). O atendimento é realizado das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Para utilizar os serviços do CATe é necessário apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e número do PIS. Caso o interessado não possua os dois últimos documentos, o CATe emite no ato do cadastro.

Siga a SDTE nas redes sociais