Congresso da UGT vai até amanhã no Palácio das Convenções do Anhembi

Secretário Artur Henrique prestigiou abertura e enfatizou união das centrais sindicais para atingir as reformas necessárias no país

Por: Solange Borges

Foi aberto na noite de ontem, 16, em solenidade oficial, o 3º Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. O encontro contou com cerca de três mil sindicalistas de todo o país, observadores de quatro continentes e com autoridades das três esferas de governo.

As apresentações da Banda Sinfônica de São Paulo e da cantora Fafá de Belém, que interpretou o Hino Nacional, marcaram o início das atividades. A artista destacou sua participação ativa em momentos decisivos no país e afirmou não ter partido político, mas sim, ser a favor da democracia e da diversidade de ideias. “Estarei sempre presente quando o Brasil precisar”, destacou Fafá.

O secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique, representou o prefeito Fernando Haddad na cerimônia e reforçou os votos de sucesso ao congresso. Na ocasião, aproveitou o lema do evento “Brasil: é hora das reformas”, para enfatizar o apelo de união das centrais sindicais. “Para enfrentar a crise é fundamental a mobilização para as reformas tributária, agrária, política e dos meios de comunicação. O movimento sindical deve estar mobilizado para que esses temas não saiam da pauta e a UGT tem papel importante nesse cenário”, destacou o titular da pasta.

O evento contou com ato de manifestação dos trabalhadores dos setores de limpeza e vigilância pelas condições de trabalho. O movimento ganhou reforço da sindicalista Mary Kay, presidente do SEIU-Service Employees International Union, sindicato que representa os trabalhadores dos setores de limpeza, edifícios e condomínios e vigilância nos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico. Kay enfatizou que 44 milhões de trabalhadores nos Estados Unidos tem em média três empregos e vivem em condições precárias. “O sonho americano para muitos não passa de uma miragem”.

Presidida por Ricardo Patah, líder da UGT, a solenidade teve a presença dos ministros das Cidades, Gilberto Kassab e do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. Também participaram os governadores de São Paulo e Goiás, Geraldo Alckmin e Marconi Perilo, entre outas autoridades.

O encontro prossegue até quinta-feira, 18, no Anhembi, e tem na agenda a definição da eleição e posse dos membros da executiva nacional e do conselho fiscal da UGT para os próximos quatro anos, entre outras atividades.

Siga a SDTE nas redes sociais