Comissão Municipal do Emprego retoma parceria com Observatório do Trabalho do Dieese

Por Viviane Claudino

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) realizou na última quarta-feira, 10, uma reunião com representantes dos governos municipal e estadual, dos trabalhadores e dos empregadores, que formam a Comissão Municipal do Emprego.

Com a responsabilidade de discutir propostas para melhorias e construção de políticas públicas para geração de emprego, trabalho e renda, e a fim de desenvolver ações que fortaleçam o trabalho da comissão tripartite, a SDTE retomou a parceria com o Observatório do Trabalho do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) que vai colaborar com a apresentação de estudos para o subsídio de decisões.

“Uma das estratégias desta administração foi resgatar o protagonismo da Comissão Municipal do Emprego e reativar a parceria, o que, sem dúvida, vai qualificar o debate para a articulação de políticas públicas”, disse o secretário executivo da Comissão Municipal do Emprego, Robson Silva Thomaz.

Na reunião, o Dieese apresentou o estudo sobre o Mercado de Trabalho e Perfil Populacional no Município de São Paulo, com um resgate histórico sobre deslocamentos, distribuição de emprego por setores de atividade econômica, taxa de crescimento populacional, perfil da População em Idade Ativa (PIA) por nível de escolaridade e tipo de setor e taxas mensais de desemprego no município.

“Nosso objetivo é estudar o mercado de trabalho local e apresentar essas mudanças e o impacto que elas poderão ter para a elaboração de políticas públicas e previdenciárias, mas as decisões são resultados de um diálogo social e devem ser tomadas pela comissão”, explica a economista e coordenadora do Observatório do Mercado de Trabalho do Dieese, Ana Maria Belavenuto e Freitas.

Na reunião, esteve em pauta a aprovação da segunda etapa para o convênio mantido com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a elaboração de um plano de ação e a representação da Comissão Municipal de Emprego junto ao Comitê Gestor do Trabalho Decente.

A Comissão Municipal de Emprego é composta por 12 pessoas que representam as centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT e CGTB, as entidades patronais Fiesp, Fecomércio, Associação Comercial de São Paulo e PNBE e as secretarias municipais do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, da Educação do Governo Municipal, além da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho.
 

Siga a SDTE nas redes sociais