Prefeitura no Bairro ficará no Butantã até 24 de abril

A ideia é beneficiar a comunidade da região em torno ao Jardim Paulo VI, Jardim João XXIII e Jardim Arpoador com mais de 150 serviços

Por: Viviane Claudino

A 4ª edição da Ação Integrada Prefeitura no Bairro ficará disponível aos moradores do Butantã, na zona oeste, até a próxima sexta-feira, 24. A ideia é beneficiar a comunidade da região em torno ao Jardim Paulo VI, Jardim João XXIII e Jardim Arpoador com mais de 150 serviços oferecidos pela administração municipal.

Na manhã de sexta-feira, 17, o prefeito Fernando Haddad visitou as instalações montadas em frente ao CEU Uirapuru e conversou com a população. “Olhar para a pessoa e conhecer de perto as suas dificuldades é diferente de receber um ofício. Viver o problema do cidadão, no dia a dia, faz com que você se torne mais sensível às demandas do bairro A vivência muda a nossa mentalidade e é isso o que a prefeitura está fazendo”, ressaltou Haddad.

O projeto itinerante fica 15 dias em cada região. As próximas edições estão programadas para ocorrer a partir de 27 de abril em São Mateus, na zona leste, e em 4 de maio na Freguesia do Ó, zona norte.

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) integra a ação com a unidade móvel do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), que auxilia os moradores para busca por vagas de emprego, emissão da carteira profissional e cadastro no seguro-desemprego, além de orientações e oficinas de capacitação para o mercado de trabalho, entre outros serviços.

A SDTE também disponibiliza o MEI Móvel, um serviço exclusivo criado em cooperação com a Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADESAMPA) com o objetivo de formalizar o microempreendedor individual interessado em entrar no mercado formal de trabalho. Técnicos e profissionais da SDTE, que atendem na unidade móvel disponível para este serviço, também informam à população sobre o Caixa Crescer, parceria realizada com a Caixa Econômica Federal para utilização de microcrédito com juros menores.

Entre as vantagens em regularizar o próprio negócio, com o registro do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), está a facilidade para a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais. Além disso, o microempreendedor individual, enquadrado no Simples Nacional, também fica isento de tributos federais (Imposto de Renda, PIS, COFINS, IPI e CSLL) e tem acesso aos benefícios previdenciários, como auxílio-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria.

Entre os serviços oferecidos no MEI Móvel, também estão orientações sobre emissão de nota fiscal (comércio e prestação de serviços), emissão de boletos para pagamento, impressão de comprovantes de inscrição e situação cadastral, impressão do Cadastro de Contribuinte Mobiliário (CNM), impressão de Inscrição Estadual (IE), emissão de certificação da condição do MEI, além de atualização cadastral.

A SDTE também instalou uma tenda no local, onde profissionais orientam a população sobre a quantidade de sal, açúcar e gordura contido nos alimentos industrializados, além de informarem sobre importância de uma alimentação saldável, com dicas para uso consciente de açúcar e sal e quais os principais malefícios deste consumo exagerado.

Siga a SDTE nas redes sociais: