Termo de Cooperação do projeto “Fortalecimento da Diversidade Gastronômica na Cidade de SP” é assinado em ato oficial no Mercado de Pinheiros

Por Andréa Garbim

Em ato oficial no Mercado Municipal de Pinheiros, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad visitou as instalações do local onde assinou o Termo de Cooperação com o Instituto ATÁ e a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) para a execução do projeto “Fortalecimento da Diversidade Gastronômica na Cidade de São Paulo”.

O termo, formalizado nesta quinta-feira, 18, viabilizará a ocupação e administração de cinco boxes pelo Instituto ATÁ dentro do mercado. A ação tem o intuito de promover os ingredientes da cozinha brasileira, valorizando a segurança alimentar e nutricional, com o envolvimento de toda a cadeia produtiva. “Essa parceria favorece também o desenvolvimento da área da Segurança Alimentar e da agricultura familiar. A população acaba de ganhar mais um espaço público com profissionais e consumidores atuando nesse processo de mudança e fortalecimento da cultura alimentar", salienta o Secretário Artur Henrique.

“A intenção é trazer a riqueza gastronômica do Brasil para um local que se fortalecerá como ponto turístico. Se o Mercado Municipal do centro tem o peso que tem, não é só porque é um edifício tombado com uma arquitetura diferente, é porque as pessoas vão lá conhecer um mercado que funciona de uma maneira interessante. Se nós tivermos isso aqui, acredito que este mercado se transformará em um ponto turístico da cidade”, afirma o prefeito Fernando Haddad.

Segundo o chef Alex Atala, um dos integrantes do Instituto ATÁ, a ideia é que o mercado se torne uma embaixada voltada para a divulgação e valorização dos ingredientes e sabores do Brasil. De acordo com o projeto, o espaço ocupado será utilizado para cursos, demonstrações e degustações, além de manifestações artísticas e intervenções de artistas plásticos. Alguns boxes serão ocupados por produtores e representantes de associações de regiões da Amazônia, do cerrado, da caatinga e da mata atlântica, que vão orientar os visitantes sobre os produtos comercializados.

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