Artur Henrique acompanha visita do príncipe Harry ao Programa De Braços Abertos

Por: Secom

O Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo Artur Henrique acompanhou o prefeito Fernando Haddad na visita, realizada ontem, 26, pelo príncipe Harry de Gales ao Programa De Braços Abertos, instalado na região Central da cidade. Voltado ao atendimento a dependentes químicos na Luz, a ação, iniciada há seis meses, tem 422 beneficiários cadastrados, que têm acesso a trabalho remunerado, alimentação e moradia.

O príncipe iniciou sua visita pela Praça Estação Júlio Prestes, onde conheceu um dos ônibus do programa Crack é Possível Vencer, operado pela Guarda Civil Metropolitana (GCM). Ao longo de quase duas horas de visita, Harry pôde conhecer a metodologia do programa, que foi estruturada com a ajuda dos dependentes químicos. Ele conversou com os profissionais que atuam nas áreas de saúde, assistência social e segurança.

O próximo ponto da visita foi a tenda do programa De Braços Abertos, localizada na rua Helvétia. No local, ocorreu uma apresentação do grupo de samba Braços Abertos, formado por beneficiários do programa. O espaço oferece acolhimento aos dependentes químicos que moram e circulam pela área.

Com a ajuda de uma intérprete, o príncipe Harry conversou com beneficiários do programa, tanto na tenda como no galpão de trabalho. Neste espaço, localizado na rua Barão de Piracicaba, ocorrem oficinas de qualificação e o armazenamento das vassouras e carrinhos utilizados no trabalho de varrição, que emprega 228 dependentes químicos.

Braços Abertos - Todos os beneficiários do Braços Abertos participam de frentes de trabalho de zeladoria e jardinagem a R$15 por dia; integram atividades de capacitação; recebem três alimentações diárias e vagas em hotéis. A ação inclui também acompanhamento médico e encaminhamento voluntário para tratamento da dependência química. O balanço é de 422 beneficiários cadastrados, dos quais 23 receberam o atestado médico de aptidão ao mercado de trabalho no último mês. Outros 122 estão em tratamento voluntário contra dependência química.

Já são 12 usuários em empregos formais, além dos 18 que atuam nas frentes de trabalho em órgãos municipais. Outros 228 seguem no serviço de varrição de ruas e 66 participantes estão no projeto Fábrica Verde, um curso de capacitação voltado à área de jardinagem.