Projeto Maria Bonita forma primeira turma para o segmento de beleza

As próximas inscrições para os cursos ocorrem entre os dias 14 e 21 de julho

Por: Solange Borges

O Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo Artur Henrique participou hoje, 27, da cerimônia de entrega de certificados das alunas que finalizaram os cursos de capacitação profissional em assistente de cabeleireiro e de manicure e pedicure. Os cursos fazem parte do Projeto Maria Bonita, iniciados neste ano, e contam com a parceria entre a SDTE, a Associação Paulista de Apoio à Família (APAF), o Senac/SP, o Projeto Tesourinha e Jacques Janine.

O evento foi realizado na APAF, região Central da cidade, com a presença de representantes dos parceiros, cerca de 40 formandas e familiares. O Projeto Maria Bonita tem o objetivo de formar e capacitar mulheres na área da beleza, que estejam em vulnerabilidade social. O foco também está no empreendedorismo, na inserção no mercado de trabalho e geração de renda.

“A Secretaria está empenhada em ampliar as parcerias como a do Projeto Maria Bonita que incentiva a geração de emprego e renda e o empreendedorismo. É uma forma de levar às oportunidades de autonomia financeira, trabalho decente e carteira assinada, principalmente, para as regiões periféricas, locais com grande concentração de pessoas, mas ainda com pouca oferta de emprego”, ressalta Artur Henrique.

Para Maria Clara, diretora jurídica da APAF, o Projeto Maria Bonita não tem a pretensão de formar técnicos, pelo fato de ter apenas quatro meses de duração. “O projeto foi discutido com vários profissionais para ser diferente não só em nossa instituição, mas na vida de quem participa. É uma forma de motivar e de também multiplicar os fatos positivos como o despertar de novas possibilidades para essas formandas e outras mulheres”, explica a diretora.

Para a aluna Marlucia Batista de Almeida, 43 anos, o curso de Auxiliar de Cabeleireira dará oportunidade de voltar ao mercado de trabalho. “Foi ótimo, pois passaram as orientações necessárias para essa atividade. Gosto da área da beleza e com esse aprendizado pretendo voltar para esse ramo, que tenho alguma experiência”, afirma.

Outra aluna que avaliou bem o aprendizado foi Eliane Appi de Paula, 49 anos. “Já havia feito outros cursos no segmento e com mais esse conhecimento pretendo ter um negócio próprio. Acredito que a bagagem que recebi será bem utilizada”.

Inscrições – A próxima turma do Projeto Maria Bonita para os cursos de auxiliar de cabeleireiro e pedicure e manicure recebe inscrições entre os dias 14 e 21 de julho. As aulas estão programadas para começar em 11 de agosto deste ano.

Outras informações sobre os cursos pelo telefone 3120-4639 ou na própria Apaf, na rua Avanhandava, 485 – Bela Vista.