Artur Henrique traça metas da SDTE em reunião interna com funcionários da Pasta

Encontro durou cerca de duas horas e os funcionários tiveram a oportunidade de falar das expectativas e também expor sugestões para a nova gestão

Por Andréa Garbim

Na manhã desta sexta-feira, 23/05, o Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) Artur Henrique fez uma apresentação geral das principais metas, da Pasta, a serem cumpridas pela equipe até o final do mandato. O encontro reuniu cerca de 120 servidores, no prédio da Galeria Olido, centro de São Paulo.

O principal objetivo da reunião foi pautar as diretrizes da SDTE, ressaltando o modelo de desenvolvimento dentro da concepção do plano de governo. Além disso, Artur Henrique demonstrou interesse em estreitar as relações com os funcionários dos diversos departamentos.

Na área do trabalho, as prioridades são: qualificação profissional, por meio do Programa Operação Trabalho (POT) e do PRONATEC; o Sistema Público de Emprego e Renda (serviços do CAT); a implementação do Trabalho Decente com a criação dos grupos de trabalho, agenda de atividades e do comitê gestor. “Tenho planos de voltar com o Observatório do Trabalho – que se perdeu em algum momento da história dessa secretaria”, afirmou Artur. Segundo o secretário, o observatório é essencial, no que diz respeito às estatísticas de geração de emprego, na cidade de São Paulo, e análise da evolução do mercado de trabalho.

No desenvolvimento econômico, Artur Henrique propõe uma nova concepção de desenvolvimento, conforme seu discurso de posse, em março deste ano. “De acordo com plano de governo, proposto pelo prefeito Fernando Haddad, pretendo focar em uma linha de articulação de atividades que tem como objetivo reduzir as diferenças socioespaciais para a estruturação da cidade, visando qualidade e oportunidade para todos”, pontua.

O desenvolvimento sustentável deve garantir o emprego decente, a renda, o acesso à cultura, a inovação, a melhoria de serviços públicos, uma rede de proteção social eficiente, a função social da propriedade, o estimulo à produção; um marco legal que simplifique e desburocratize uma reforma tributária progressiva, uma expansão ecologicamente sustentável, e a supremacia da politica com a sociedade organizada, com mobilização e participação social e instituições democráticas e um Estado forte. Essa é uma das características do novo modelo de desenvolvimento que queremos implantar.

Entre outros assuntos, Artur Henrique também falou sobre investimentos aos empreendedores individuais. “Estamos discutindo com o Ministro Guilherme Afif uma proposta em que São Paulo possa aderir ao sistema de simplificação ao supersimples”.

O trabalho decente entrou na pauta como um assunto que gerará várias demanda à SDTE. “Não é só uma luta contra o trabalho escravo e o trabalho infantil”. Segundo Artur, falar em emprego decente é discutir o motivo o qual as pessoas demoram duas horas para chegar ao seu local de trabalho; é analisar o porquê estão aparecendo diversas doenças relacionadas às determinadas funções profissionais. “Seguindo essa ideologia, o modelo de desenvolvimento dentro de trabalho decente coincide com as nossas propostas de ações e o que vamos priorizar”.

A reunião durou cerca de duas horas e os funcionários tiveram a oportunidade de falar das expectativas e também expor sugestões para a nova gestão de Artur Henrique. Ao final, o secretário mencionou a importância de se reunir, a cada dois meses, com toda a equipe, no objetivo de colocar sempre em evidencia as metas da SDTE com as ações da equipe.

Siga a SDTE nas redes sociais