Eliseu Gabriel discute com delegação italiana possibilidade de acordo de cooperação entre os governos da Umbria, na Itália, e São Paulo

Por: David Nascimento

O Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) Eliseu Gabriel, representando a Prefeitura de São Paulo, se reuniu, hoje (8), com a delegação italiana que representa a comitiva de governo da Região da Umbria, na sede da Secretaria, no Centro de São Paulo. O encontro faz parte do Programa Brasil Próximo, resultado de acordos entre os governos do Brasil e da Itália, que tem por objetivo viabilizar projetos de cooperação, com foco no desenvolvimento local, em parceria com estados e municípios.

Durante a reunião, na SDTE, com participação da Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas (SMRIF), foi assinado um termo de compromisso entre Prefeitura de São Paulo e representantes da Região da Umbria, para viabilizar um acordo de cooperação entre seus governos.

No documento, ficou estabelecido que o acordo de cooperação técnica abordará as seguintes questões: estruturação da recém-criada Agência São Paulo de Desenvolvimento; organização de Micro e Pequeno Empreendedores (MPEs), do cooperativismo e outras formas associativas de produção; incubadoras de empresas de base tecnológica e parques tecnológicos.

‘‘Um dos nossos principais interesses aqui é fortalecer o micro, pequeno e médio empreendedor na cidade de São Paulo’’, afirmou o Secretário Eliseu Gabriel, que coordenou a reunião. Vale lembrar que a Itália possui cerca de 4 milhões de micro e pequenos empresários, contra apenas 1 milhão do Brasil.

Estiveram presentes na reunião, além do Secretário Eliseu Gabriel, o Secretário Adjunto Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, José Alexandre Sanches; o Secretário Adjunto Municipal de Relações Internacionais e Federativas, Vicente Trevas; o Presidente do Conselho da Emigração da Região Umbria, Fausto Galanello; o Diretor Geral da Sviluppumbria (Agência de Desenvolvimento Região da Umbria), Mauro Agostini; Coordenador da Área de Trabalho e Empresa da Região da Úmbria, Luigi Rosseti; o Cônsul Geral da Itália de São Paulo, Mauro Marsili; e o professor de Turismo e Relações Internacionais, Vitor de Pieri.

Siga a SDTE nas redes sociais: