Seminário São Paulo: Cidade da Inovação levanta temas fundamentais para o cenário da ciência e tecnologia no Brasil

Realizado na FIESP, o Seminário organizado pelo Conselho Municipal de Tecnologia, Ciência e Inovação (CMCT&I) da SDT teve 1.200 inscrições

Por: Cristina Braga 

Nesta segunda-feira, dia 21 de outubro, foi realizado na sede da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), o Seminário São Paulo: Cidade da Inovação, pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), por meio do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCT&I), integrante da 10ª. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O evento teve por finalidade mobilizar autoridades públicas, empresários, executivos e formadores de opinião em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

O Seminário foi aberto com a presença do Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo Eliseu Gabriel; Roberto Aluísio Paranhos do Rio Branco, Vice-Presidente do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP; Marcos Cintra, Subsecretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e Jorge Kalil, Diretor Presidente do Instituto Butantan.

O Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo Eliseu Gabriel afirmou, na oportunidade, que “é necessário preparar mecanismos para avançar e apoiar o conhecimento científico e o sistema produtivo”. Eliseu Gabriel lembrou ainda que propôs e lutou pela criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, transformando-o em realidade a partir da Lei Municipal 15.247/2010.

O Secretário ressaltou a importância da criação da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Agência São Paulo de Desenvolvimento), onde cada subprefeitura terá uma unidade para fomentar o empreendedorismo e o Programa para a Valorização de Iniciativas Tecnológicas (VAI TEC) no âmbito da inovação.

Na parte da tarde, o evento prosseguiu com os seguintes debates: “Parques Tecnológicos e Incubadoras”, com moderação de Carlos Eduardo Negrão, da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESP); “Divulgação dos Programas e atuação das Agências/ Fontes Financiadoras, com moderação de Robert William Velásquez Salvador, da FIESP; “Casos de Inovação Tecnológica Bem-Sucedidos”, com moderação de Antonio Octaviano, do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (ISITEC).

A última mesa do dia tratou dos “Gargalos Jurídicos da Inovação” em São Paulo, com Maria Paula Dallari, professora associada da Faculdade de Direito da USP, e Ana Maria Chudzinski Tavassi, do Instituto Butantan, que participou como moderadora.

Siga a SDTE nas redes sociais: