Neste sábado, 13/04, curso gratuito de microempreendedorismo será ministrado no CEU Campo Limpo

As inscrições podem ser realizadas pelos telefones 11 2797-7300 | 3228-2545. Necessária apresentação do RG original no dia do curso

Por: Andréa Garbim

“Oito passos para Empreender” é o novo curso da grade de parcerias entre a Secretaria Municipal do Trabalho e do Empreendedorismo (SEMTE), Banco Confia e o Instituto Mercadológico das Américas (IMA). O curso é direcionado a maiores de 18 anos de idade; tem como objetivo principal orientar as pessoas que já são Microempreendedoras Individuais (MEI) e incentivar a abertura do negócio próprio aos que têm interesse. Neste sábado, 13/04, a partir das 8h00, o curso será ministrado no CEU Campo Limpo, localizado na Avenida Carlos Lacerda, 678 – Zona Sul. A primeira ação conjunta dessa parceria prevê a realização de cursos (em comunidades e bairros carentes) voltados à perspectiva inovadora de estímulo e fomento à geração de trabalho e renda, capacitando cerca de 3 mil pessoas neste primeiro trimestre inaugural do projeto.

O curso integra o programa ‘Transformando Sonhos e Oportunidades em Negócios’, tem duração de oito horas (das 8h às 17h), com direito a café da manhã, almoço e pausa à tarde. As atividades serão realizadas nas unidades dos CEUs, ao longo do mês de abril. Todos os alunos participantes receberão uma cartilha de exercícios e, ao final do curso, o certificado. O conteúdo abrange temas relacionados ao que é MEI e como ser um MEI; vantagens de se tornar um microempreendedor; procedimento e orientação de formalização do MEI; dinâmicas em grupo; análise de mercado; elaboração de plano de negócio; como começar e gerenciar um novo negócio.

Érica Maria da Silva, 29, mora em São Paulo há 6 anos e, desde que chegou à cidade, mantém uma oficina de costura. A jovem empreendedora conta com uma auxiliar – cada uma trabalha em sua casa e as duas dão conta de atender uma loja de roupas na região do Brás. Érica revela que entrega cerca de 60 peças por mês para a loja, além das peças que vende para a vizinhança nos fins de semana. “Consigo obter uma média de 3 mil reais por mês e me inscrevi nesse curso em busca de mais orientação para controlar os gastos da empresa”, afirma. Érica participou do curso experimental, realizado na sede do Banco Confia, nesta quinta-feira, e já saiu com o certificado.

Durante o treinamento, os participantes são estimulados a colocar no papel seus planos para o futuro e como enxergam seu próprio negócio – nessa atividade, os alunos desenham seus planos e colam no ‘mural dos sonhos’. A simulação de como estruturar uma microempresa com departamentos e pessoas delegadas para cada atividade é um dos exercícios práticos que mais se destaca. Nesse exercício, as pessoas se dividem em grupos de 4 ou 5 integrantes e montam uma espécie de organograma.

As inscrições podem ser realizadas diretamente nas unidades do CEU ou através dos telefones: 11 2797-7300 ou 11 3228-2545. Necessária apresentação do RG original no dia do curso. Confira a programação de cada dia e os respectivos locais:

13/04 Sábado | CEU Campo Limpo – Av. Carlos Lacerda, 678 - Campo Limpo

14/04 Domingo | CEU Água Azul – Av. dos Metalúrgicos, 1262 - Cidade Tiradentes

14/04 Domingo | CEU Vila do Sol – Av. dos Funcionários Públicos, 369 - Jd. Capela

20/04 Sábado | CEU Campo Limpo – Av. Carlos Lacerda, 678 - Campo Limpo

20/04 Sábado | CEU Vila do Sol – Av. dos Funcionários Públicos, 369 - Jd. Capela

27/04 Sábado | CEU Campo Limpo – Av. Carlos Lacerda, 678 - Campo Limpo

28/04 Domingo | CEU Água Azul – Av. dos Metalúrgicos, 1262 - Cidade Tiradentes

Wanderley Rodrigues, coordenador do curso básico de empreendedorismo do Banco Confia, ressalta a importância de continuar capacitando e reforçando o desenvolvimento econômico na periferia, ao mesmo tempo em que diminui a ‘mortalidade’ empresarial. “Até para quem já tem um negócio, esse curso é interessante, pois abrange também reciclagem de ideias em diversos segmentos e oferece oportunidade de elaboração de novos planos de negócios”.

Segundo Rodrigues, o curso básico de empreendedorismo atendeu muito bem o público que já tem um nível de conhecimento sobre o tema. “Mas foi por meio dessa experiência que percebemos o conteúdo que faltava oferecer às pessoas”. O coordenador explica que muitos ainda não entendem o conceito de empreendedorismo, por isso a necessidade de firmar essa parceira e oferecer às pessoas mais conhecimento e segurança para decidir abrir um pequeno negócio e seguir com sucesso.