Secretaria do Trabalho e do Empreendedorismo vai tocar Agência São Paulo de Desenvolvimento

Convênio da Agência São Paulo de Desenvolvimento foi assinado pelo prefeito Haddad e pelo Secretário Eliseu Gabriel. A proposta contempla o atendimento a microempreendedores na criação e manutenção do negócio

Por: Cristina Braga

O prefeito, Fernando Haddad, assina convênio (sexta-feira,5) com a Caixa Econômica Federal e com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para a criação da Agência São Paulo de Desenvolvimento. Pela proposta, a Secretaria Municipal do Trabalho e do Empreendedorismo vai Coordenar as atividades da Agência através dos CATs, Centros de Apoio ao Trabalho, cedendo espaço físico para a instalação de postos de instituições bancárias e de ensino que irão assessorar microempreendedores, cooperativados e trabalhadores.

O objetivo do convênio é estimular o empreendedorismo na cidade com mais postos de atendimento que centralizarão serviços necessários também aos cooperativados e trabalhadores formais e informais que tenham faturamento anual de até R$ 120 mil reais.

As operações serão viabilizadas em parceria com a Caixa Econômica Federal por meio do Microcrédito Produtivo Orientado (Crescer). Também serão oferecidas operações de microfinanças que, juntas, promoverão o empreendedorismo local e a economia popular no município. Segundo o Secretário Municipal do Trabalho e do Empreendedorismo Eliseu Gabriel, “ com esses convênios vamos tornar a cidade de São Paulo amiga do empreendedor. É um início bastante auspicioso”, revela.

Para garantir o apoio necessário com maior agilidade, os CATs (Centro de Apoio ao Trabalho) irão abrir espaços físicos para a implantação da Agência. As unidades contarão com o SEBRAE e agentes ativos da Caixa Econômica Federal para a busca de oportunidades para o microcrédito, além de apoio jurídico, contábil, financeiro e no que diz respeito à educação profissional.

“Estamos encaminhando para a Câmara Municipal um projeto de lei que cria a nossa Agência de Desenvolvimento. Dentro das suas atribuições, esse serviço da Prefeitura de São Paulo vai ter um regime próprio de funcionamento mais ágil e mais moderno”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

De acordo com Haddad, “este ano já será possível estabelecer os primeiros escritórios da Agência São Paulo de Desenvolvimento.” Também participaram do lançamento o vice-presidente de Governos da Caixa, José Urbano Duarte e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti. O SENAI irá oferecer toda a consultoria necessária para a abertura e gerenciamento de empresas, além de promover cursos e treinamentos.