Parceria entre a SDTE, ESPM e Diageo Brasil formou novos profissionais para o varejo

Por: Solange Borges

Cerca de 30 alunos do curso Learning for Life participaram, em janeiro, da cerimônia de formatura e entrega de certificados na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). A instituição é parceira da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) e da Diageo Brasil, líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, na formatação do projeto.

O curso teve duração de seis meses, com três aulas semanais, com o objetivo de formar mão de obra para o var, entre outros temas, conceitos básicos sobre formação profissional, empreendedorismo, cidadania e ética, administração e marketing, englobando atividades como qualidade de atendimento ao cliente, fundamentos de marketing, técnicas de vendas, ações de logística.

Para o diretor acadêmico da ESPM, Ismael Rocha, a parceria formada pela iniciativa privada, poder público e academia já nasce vencedora. "Em todos os lugares no mundo em que essa ação ocorreu houve progresso. No Brasil, o trabalho em conjunto entre essas três áreas ainda engatinha, no entanto, quando os três atores da sociedade se unem, temos ações positivas como a Learning for Life", afirma.

Rocha ainda ressalta que o curso possibilitou a ESPM contribuir com a transformação de pessoas. "Eles puderam contar com uma escola de ponta, não só no País como no mundo, e a partir do incentivo da SDTE e da Diageo conseguiram construir novas oportunidades que vão ao encontro de nosso projeto ESPM Social com mais de 10 anos, atuante em comunidades carentes da cidade", enfatiza.

Escolhida para representar os alunos durante a cerimônia de formatura, Raíssa Vieira Dantas, 18 anos, resumiu a oportunidade de fazer o curso com a frase "Caiu do céu". Para a jovem, moradora de Interlagos, na zona sul, o curso será o começo de uma nova vida. "Agarrei com todas as forças e até pensei que não conseguiria terminar, mas a parceria foi boa e os professores ótimos. Agora vou em busca de um emprego".

A mudança de vida percebida por Raíssa também está na filosofia da Diageo Brasil e segundo a gerente de Responsabilidade Social Corporativa, Tatiana Otani Correia, os alunos acreditaram na proposta.

"Foi grande o comprometimento desse grupo e vamos auxiliá-los no encaminhamento profissional.Todos os parceiros estão envolvidos para que essa parceria gere mais frutos", enfatiza.