Projeto Fábrica Verde inicia aulas práticas nesta quarta-feira no viveiro de Pinheiros

Texto: Fernando Galacine

Começa nesta quarta feira, dia 20, a segunda etapa do Projeto Fábrica Verde - Pinheiros, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, do Instituto Abril, da Associação Cidade Escola Aprendiz e da Subprefeitura de Pinheiros. Após um mês e meio de ensinos teóricos na área da jardinagem, os alunos do “Fábrica Verde” passarão a ter aulas práticas, como a produção de adubo orgânico para as plantas e manutenção de praças e jardins, por exemplo.


O projeto criado em 2008, já contou com duas edições: uma na USP, no bairro do Butantã e outra na USP Leste.  A edição deste ano teve sua primeira fase ministrada na Praça Victor Civita e agora, com as aulas práticas, passa a ser realizada no viveiro da Subprefeitura Pinheiros.


O projeto tem duração total de um ano e prioriza entre seus beneficiários pessoas com alta vulnerabilidade social e sem qualificação profissional específica. Nos primeiros seis meses, os 40 alunos do projeto participam do curso prático-teórico e recebem auxílio mensal de R$ 325,50. Nos outros seis meses são acompanhados, sem o auxílio financeiro, sobre suas ações quanto à abertura de uma cooperativa ligada ao ramo da jardinagem. Ou seja, além de capacitar profissionalmente cidadãos numa área promissora na Cidade, a jardinagem, o projeto ainda posiciona os beneficiados para uma visão empreendedora no ramo.


Para o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Marcos Cintra o que torna o projeto uma ideia bem sucedida, é que ‘Fábrica Verde’ “não só trabalha com a questão do verde, da sustentabilidade e geração de renda, como também cria empreendedores e estimula os participantes a formarem cooperativas na área de jardinagem”