Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação retoma trabalhos e foca esforços nas ações de inovação tecnológica

 Os membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação (CMCT&I), ligado à Secretaria Municipal do Trabalho e do Empreendedorismo (SEMTE), reuniram-se na semana de 7 de fevereiro, no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP) para o primeiro encontro do ano. Foram abordados temas como Programa Municipal de Estímulos à Inovação, a realização de um workshop nesta mesma temática e Lei de Internet Pública.

 

De acordo com o secretário adjunto, José Alexandre Sanches, que coordenou os trabalhos, é necessário criar uma cultura de inovação tecnológica na cidade para pequenas e médias empresas. "O Programa Municipal de Estímulo à Inovação será ferramenta importante para incentivar essa prática aos empresários desse setor,” destaca José Alexandre.

 

“A ação é ambiciosa, pois visa dar o suporte técnico e financeiro para que as empresas interessadas em inovação possam atingir os objetivos. Temos como articular esses trabalhos com setores importantes como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, entre outros.", finaliza

 

José Alexandre ressalta, também, que o Projeto de Lei de Inovação, elaborado pelo CMCT&I, e que oferece os subsídios ao Programa Municipal de Estímulo à Inovação está sob apreciação da Câmara Municipal de São Paulo.

 

Os conselheiros também definiram a criação de um grupo de trabalho que elaborará um workshop sobre Inovação e Desenvolvimento Econômico a ser realizado neste ano. Outra demanda dos conselheiros é a retomada de discussões em torno da Lei de Internet Pública. Em declarações recentes, o prefeito, Fernando Haddad, demonstrou interesse em reorganizar os telecentros da cidade e verificar a melhor forma de implementar a internet pública. "É uma oportunidade de tentarmos conciliar as ações e possibilitar uma avanço na cidade nesse segmento, abrangendo todas as camadas da sociedade", reforça José Alexandre.