Procura por seguro-desemprego aumenta mais de 90% nos postos do CAT

Texto: Fernando Galacine

Balanço feito pela Coordenadoria do Trabalho, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), indica que, durante o ano de 2009, a procura pela habilitação do Seguro-Desemprego nas unidades do CAT- Centro de Apoio ao Trabalho aumentou mais de 90%, passando de 30 mil habilitações em 2008 para 58 mil em 2009.


Tais números refletem o aumento da credibilidade das unidades do CAT junto à população, principalmente pelo ágil atendimento durante a solicitação do Seguro-Desemprego, que chega a ser feita em menos de meia hora pela equipe de atendentes. Além da menor burocracia, o trabalhador que habilita o benefício pode ainda utilizar os demais serviços prestados nas agências para melhorar a carreira profissional, já que o seguro desemprego não é concedido por mais de cinco meses.


Serviços - Em sete das dez unidades do CAT, o trabalhador poderá cadastrar-se imediatamente junto ao banco de vagas profissionais e, assim, ter suas chances de retorno ao mercado de trabalho significativamente aumentadas.
Nos cinco postos do CAT com maior capacidade (Interlagos, Itaquera, Luz, Lapa e Santana), há oficinas e palestras, todas gratuitas, que orientam os cidadãos a obterem o máximo de aproveitamento em suas futuras relações profissionais e desenvolver comportamentos mais produtivos na carreira.


Já para quem enxergou na dispensa do emprego uma oportunidade para tornar-se o próprio chefe, os CAT’s oferecem agências do programa São Paulo Confia. O projeto, também ligado à Secretaria, concede micro empréstimos financeiros à população, com formas de pagamento flexíveis, visando a multiplicação de ideias empreendedoras pela Cidade, como abrir o próprio negócio, por exemplo. O São Paulo Confia não faz restrições a pessoas com o nome nos cadastros do SPC ou Serasa e está em todas as unidades do CAT, exceto nos CAT’s Itaquera e Avançado Lapa.


Como habilitar o seguro – O cidadão, ao ser dispensado de suas atividades, deverá receber do empregador o formulário próprio "Requerimento do Seguro-Desemprego", em duas vias, devidamente preenchidas. Com as duas vias, uma verde e outra marrom, o trabalhador deverá ir a uma agência do CAT levando também o Termo de rescisão do contrato de trabalho, o cartão do PIS, com o extrato atualizado ou Cartão do Cidadão; o documento do levantamento dos depósitos do FGTS; os dois últimos contracheques e o último salário constante no TRCT- Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho, além dos documentos pessoais como RG, CPF e Carteira Profissional.

Serviço:

- Zona Sul / Interlagos
Av. Interlagos, 6.122.
Horário de atendimento das 7h às 18h.

*CAT Avançado -Zona Sul / Jabaquara
Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2314
Horário de atendimento das 8h às 17h.

- Zona Leste / Itaquera
Rua Gregório Ramalho, 12.
Horário de atendimento das 7h às 18h.

*CAT Avançado –Zona – Zona Leste / Itaim Paulista
Av. Marechal Tito, 3012
Horário de atendimento das 8h às 17h

***CAT Avançado Tatuapé
Rua Padre Estavão Pernet, 615
Horário de funcionamento 7h às 16h

- Zona Oeste / Lapa
Rua Monteiro de Melo, 342
Horário de atendimento das 7h às 18h.

***CAT Avançado Lapa
Rua Afonso Sardinha, 201
Horário de funcionamento 7h às 16h

- Zona Norte / Santana
Rua Voluntários da Pátria, 1553.
Horário de atendimento das 7h às 18h.
          
 ***CAT Avançado Tucuruvi
AV. General Ataliba Leonel, 2764
Horário de funcionamento 7h às 16h

-Zona Central / Luz
Av. Prestes Maia, 913.
Horário de atendimento das 7h às 18h


*Não oferece serviço de expedição de Carteira de Trabalho.
** Não oferece intermediação de mão de obra e empresa
***Oferece apenas serviço de seguro-desemprego