São Paulo Confia inaugura sua 15ª unidade no Itaim Paulista

Texto: Douglas Terenciano

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, inaugura amanhã, dia 19, às 10h30, a 15ª unidade do programa São Paulo Confia. A solenidade acontecerá simultaneamente com a inauguração do novo CAT Avançado do Itaim Paulista, também localizado na subprefeitura Itaim Paulista, avenida Marechal Tito, 3.012. São Paulo Confia tem por objetivo oferecer crédito a pessoas de baixa renda ou com restrições cadastrais no SPC ou Serasa e que não conseguem financiamento no sistema bancário tradicional. Assim, os microempreendedores da região poderão buscar auxílio de microcrédito para montar ou ampliar seu negócio. O horário de atendimento do posto será das 9h às 16h.
 

Segundo o presidente do conselho administrativo do programa São Paulo Confia, Hugo Duarte, o empreendedorismo tornou-se alternativa para geração de renda ao trabalhador e estima-se que nas periferias da cidade existam pelo menos um milhão de empreendedores de baixa renda passíveis de serem atendidos pelo programa. A unidade do Itaim Paulista será responsável pelos seguintes bairros: Jardim São Martinho, Jardim Romano, Jardim Maia, Parque Paulistano, Vila Helena, Vila Seabra, Vila Aimoré, Jd. dos Ipês, Camargo Velho, Camargo Novo, Jd. Campos, Chácara Três Meninas e Vila Mara.
 

Como funciona -  Os empréstimos são concedidos para grupos formados por quatro a sete empreendedores (são os chamados grupos solidários ou relação de dependência). Os créditos são de, no mínimo, R$ 50 e no máximo de R$ 7.000 e o pagamento das parcelas é realizado semanalmente ou quinzenalmente, com prazo de oito a trinta e oito semanas, ou de onze a vinte e quatro quinzenas. O grande diferencial do Programa é o acompanhamento gerencial por parte dos operadores de crédito, o que garante o sucesso da maioria dos empreendimentos.
 

Novo CAT Avançado - A solenidade de amanhã também servirá para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho inaugurar a nova unidade avançada do CAT- Centro de Apoio ao Trabalho no mesmo local. O posto terá os serviços de intermediação de mão-de-obra, seguro-desemprego, inscrição para cursos de qualificação profissional, inclusão eficiente e oficinas do programa Orientação para o Trabalho. A capacidade de atendimento do posto será de 300 pessoas por dia e também funcionará das 7h às 16h. Até o fim desde ano, a Secretaria pretende inaugurar mais duas unidades: Tatuapé e Tucuruvi.