Memorial da América Latina recebe Festival Mesa São Paulo 2021

De 18 a 20 de novembro, evento terá feira gastronômica gratuita com produtos artesanais como queijos, embutidos, vinhos, cervejas, cachaça, entre outros

 

Com a retomada dos eventos presenciais, acontece entre 18 e 20 de novembro, no Memorial da América Latina, o Mesa São Paulo 2021. Com o tema “Marco Zero - por um sistema alimentar que regenere Gaia”, a 18ª edição do evento reúne atividades para todos os públicos, entre aulas, palestras, congresso e feira de gastronomia.

“Com a flexibilização das medidas de distanciamento social para conter o coronavírus, acompanhada do avanço da vacinação, a cidade de São Paulo inicia a retomada eventos importantes do seu calendário, como o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, que ocorreu no último fim de semana e, agora, o Festival MESA São Paulo 2021”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Esta é uma semana muito importante para São Paulo neste aspecto porque marca uma fase de retomada que é muito aguardada pelos setores de turismo e serviços e também pelas pessoas que estão ávidas por oportunidades de encontro como estas”, conclui.

Organizado em três frentes, o festival contará com o Congresso MESA Tendências; o MESA ao vivo, que terá 3 salas de cozinha nas quais os mestres se revezam produzindo, ao vivo, as receitas que vão compor a edição especial da revista Prazeres da Mesa subsequente ao evento e o Empório MESA, que em que uma centena de produtores artesanais expõe e oferece degustações de seus alimentos e bebidas nesta que será a maior feira do gênero já realizada no Brasil.

Entre os debatedores do MESA Tendências deste ano, figuram chefs como Alex Atala, Rodrigo Oliveira, Luiz Filipe Souza, Pía Léon, Malena Martínez, Telma Shiraishi, Jefferson e Janaína Rueda, Morena Leite, Edinho Engel e Saulo Jennings, a historiadora Adriana Salay, o especialista em clima Carlos Nobre, Frei Betto, Alê Luglio (Sociedade Vegetaria Brasileira), Rodolfo Vilar (Instituto Amar), o analista ambiental Walter Steenbock, Edvaldo Caribé (mestre-churrasqueiro), além da presença virtual de José Andrés, a maior referência em cozinha humanitária do planeta.

Eles vão discutir de técnicas de cozinha de baixo impacto ao combate à fome, de novos bolsões de alimento à salvação da Amazônia, com a intenção de não só alertar para o flagelo que atinge o planeta, mas mostrar soluções e apontar quem já está fazendo a diferença em diversos setores inseridos na nossa cadeia alimentar.

Compõem ainda o Mesa São Paulo 2021 eventos paralelos, como os Jantares Magnos (dias 18, 19 e 20, nos restaurantes Balaio IMS, Aizomê Japan House e Evvai, respectivamente) e as atrações do espaço externo do Memorial da América Latina destinado a Food Trucks e apresentações musicais.

Com exceção do Empório MESA, que terá acesso gratuito nos três dias do evento, as atividades do MESA Tendências e MESA Ao vivo terão cobrança de ingressos.

Serviço: Memorial da América Latina – Avenida Mário de Andrade, 664 – Barra Funda. (acesso pela linha vermelha do Metrô – Estação Barra Funda). Horário do Empório MESA: 10h às 20h30.

Pandemia: De acordo com os protocolos sanitários estipulados na Resolução estadual nº 166, de 4 de novembro de 2021, as pessoas com mais de 12 anos terão que apresentar comprovante do esquema vacinal completo contra a covid-19 para entrar nos auditórios do evento. Aqueles que receberam apenas a primeira dose e menores de 12 anos deverão apresentar teste do tipo PCR negativo com até 48 horas de antecedência, ou antígeno realizado em até 24 horas antes do evento. 

* Mais informações: www.mesasaopaulo.com.br 

  

Siga a SMDET nas redes sociais